sexta-feira, 13 de junho de 2014

O fenómeno do "Pretail"

Pretail, um fenómeno em crescendo e que promete dar que falar! É claramente uma consequência da impaciência e pela procura do "novo" e do "diferente, que tão bem caracterizam a geração net.

Mas o que é afinal o Pretail? De uma maneira simples, é o fenómeno de procura de produtos e/ou serviços ainda em fase protótipo. Mas afinal, o que é que está a impulsionar este movimento?

Empreendedorismo Global e Crowdfunding
O facto de hoje em dia se ter acesso às ideias de milhões de empreendedores à escala global, muito por via das diversas plataformas de crowdfunding, faz com que o "preconsumer" tenha de imediato acesso a produtos/serviços que, muitas vezes, ainda nem sequer foram testados.

Intensa procura do "exclusivo", do "inovador" e do "potencialmente incrível"
Vou-me escusar a traduzir a seguinte citação (do site trendwatching.com) porque acredito que perderia o seu encanto, e o seu significado tão particular, que tão bem descreve o porquê de haver mercado para estes "quase-produtos" e "quase-serviços":

"Consumers indulging in PRETAIL are driven by the thrill of being early, mixed with the thrill of finding a truly exciting or useful or relevant product, especially if it’s something quirky or so niche that it would have never made it down a traditional brand’s production."

Sem dúvida um fenómeno interessante e que, do meu ponto de vista, representa o expoente máximo do comportamento desta geração de consumidores!

1 comentário:

  1. De facto, o consumidor está cada vez mais insaciável. Esta busca por modelos ainda em fase protótipo demonstra bem esta ânsia de ter os produtos aqui e agora, o mais rápido possível! Querem adquirir os bens em primeira mão, preferem edições especiais e não aceitam réplicas! Esta geração está a ficar exigente...

    ResponderEliminar