O Lidl lançou na sua página do Twitter a campanha de Páscoa com um desconto de 1/5 nos ovos de chocolate!
As reações dos fans não se fizeram esperar e, como sabemos, rapidamente se espalham. Será que a campanha terá o sucesso esperado ou irá gerar alguns dissabores ?
Aqui deixo alguns comentários à campanha:
"Another, speaking on the shop’s Facebook page, described the move as ‘comedy gold’."
"We’re not sure we’d go that far – but nice to know that even though it’s a sad day in the band’s world, at least we can all afford to console ourselves with chocolate."
http://metro.co.uk/2015/03/26/zayn-malik-quits-lidl-responds-by-knocking-a-fifth-off-the-price-of-its-one-direction-easter-eggs-5122129/Feliz Páscoa!
Olá Helena! Como aparentada com uma Directioner, esta tenho que comentar...! Por falar em ovos, supermercados e UK, fez-me lembrar uma declaração do Mourinho na sua primeira passagem pelo Chelsea, que também foi aproveitada pelo marketing. O Special One afirmou numa entrevista que "não se fazem omeletes sem ovos", numa alusão a que precisava de contratar melhores jogadores. De forma a que os ingleses percebessem melhor o trocadilho, comparou os ovos vendidos na Waitrose aos jogadores classe A de que precisava. Pouco depois, Mourinho abandonava o Chelsea, mas não sem antes receber um agradecimento da Waitrose em forma de anúncio, onde era convidado a ir encher o seu carrinho gratuitamente aos supermercados.
ResponderEliminarDe facto, a era digital permite uma enorme rapidez na criação de conteúdos, que quer a Waitrose e o Lidl souberam aproveitar, capitalizando o buzz gerado pelos populares One Direction e Mourinho. Aqui em casa, apesar da desgraça anunciada, a reação foi "no offense taken"...;)
Esta notícia ganhou proporções incríveis. Mal foi anunciada a saída do Zayn que a internet reagiu em segundos: desde vídeos com fãs a chorarem e a apelarem ao seu regresso, milhares de tweets, desde I'm breaking down. I can't do this e I´d give my life up to bring Zayn back, hashtags como por exemplo a que é visível na imagem #AlwaysInOurHeartsZaynMalik e a criação de um “evento” que consiste em juntar fãs de vários países com vista à elaboração de um vídeo onde cantam uma musica dos 1D para que no final seja realizado um vídeo com 5 minutos de cada um com o objetivo de chegar até ao cantor.
ResponderEliminarUm dos efeitos negativos desta propagação foi o incentivo à auto mutilação através da hashtag #cut4zayn em que várias adolescentes cortaram-se como forma de mostrar o seu desagrado. Além disso, foram feitos vários pedidos de dispensa de trabalho por partes de cidadãos britânicos visto que ´precisavam de tempo para lidar com a notícia´ (pode ser lido em: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=4479996). Desta forma, é possível observar a dimensão que este conteúdo ganhou.
No entanto, como se pode ver pela promoção do Lidl, há quem lucre com esta situação já que o facto de a banda deixar de ser constituída por 5 elementos faz com que muitos dos seus artigos que estão disponíveis no mercado sejam valorizados e eventualmente considerados escassos. Deste modo, devido à tendência verificada para a obtenção desses artigos, viram uma oportunidade para persuadirem os consumidores, principalmente os fãs, na aquisição dos seus produtos. Ou seja, o Lidl teve uma boa estratégia em combinar a Páscoa com a banda.
Assim, gerou-se um enorme buzz, tanto positivo como negativo, mostrando que este é mais um dos exemplos que demonstra não só a dimensão e a capacidade que a Internet tem em expandir um conteúdo e obter reações quase instantaneamente como também a capacidade de resposta das organizações.