De há alguns anos para cá, a Dove resolveu modificar o paradigma das empresas de cosmética, ao assumir a ideologia do "Real Beauty", isto é, as mulheres não são apenas o estereótipo e modelo de beleza que as empresas e comunicação social lhes impingem todos os dias. Todas as mulheres e todas as formas são bonitas e assumidas como tal.
Este movimento teve um enorme sucesso (já retratado aqui no blogue) e na senda do mesmo, a Dove lançou a sua nova campanha "Choose Beautiful". Nas portas de um edifício, as mulheres deparavam-se com duas hipóteses diferentes: uma porta dizia Beautiful (bonita) e outra dizia Average (comum). Cada uma teria apenas que decidir por qual entrar. Vejam as reacções das mulheres, perante este dilema.
Parece-me uma ideia bem delineada para analisar a auto-imagem e auto-estima do público-alvo da Dove, reforçando a mensagem e imagem da marca. Ao mesmo tempo, a Dove pode aproveitar, novamente, do efeito de marketing viral que as suas campanhas habitualmente originam. Será que esta terá o mesmo sucesso e alcance da original campanha "Real Beauty"?
Pessoalmente não tinha conhecimento desta campanha e sem dúvida que não gera um impacto tão forte como as anteriores.. No entanto, achei interessante o facto de muitas mulheres resolverem escolher a porta ' Average' inicialmente e depois mudarem de ideias.. No fundo, acho que é isso que a marca pretende transmitir, o poder da mudança e de retribuir confiança às mulheres, sejam elas de que raça, tamanho, cor.. No fundo, a beleza natural é sempre a melhor :)
ResponderEliminarEsta companha da Dove, assim como todas as outras, tem como objetivo chegar a todas as mulheres de todos os estratos sociais. Com este tipo de campanhas, cada mulher isoladamente tem a perceção de que também ela se pode cuidar e que a marca não é dirigida para um segmento premium, não ditando também estereótipos de beleza. Espera-se que estas mulheres ao refletirem sobre si próprias, optem por comprar os produtos Dove, aumentando assim as vendas da mesma. Este tipo de estratégia acaba também por estabelecer uma relação de maior proximidade entre os consumidores e a marca, reforçando o seu posicionamento no mercado. Esta é também uma campanha exemplo de marketing viral, uma vez que por ser um vídeo de uma campanha fora do comum há tendência de ser partilhada nas redes sociais, permitindo assim à marca ser visualizada por milhares de potenciais consumidores.
ResponderEliminar