Esta empresa como já havia anunciado anteriormente, a partir de amanhã irá dar preferência às páginas que estão preparadas para serem utilizadas em plataformas móveis, ou seja, ao fazer-se uma pesquisa irão aparecer em primeiro lugar as páginas que estejam "formatadas" para versões móveis.
Sendo que 60% do tráfego é executado a partir destas.
Este anúncio foi realizado com antecedência de modo a que as empresas que pretendessem, efectuassem as devidas alterações para não sofrerem qualquer mudança ao seu acesso. Para isso, a Google disponibilizou um ficheiro que indica todas as alterações necessárias.
Assim, criou-se o "mobile-friendely", sendo este o nome atribuído às páginas que cumprem os requisitos para serem devidamente utilizados nos smartphones e/ou tablets. Estas páginas deverão, por exemplo, evitar softwares que não sejam compatíveis com as tecnologias móveis, o texto deverá ser possível de ler sem ser necessário fazer zoom ou colocar o dispositivo na horizontal, entre outros aspetos.
Na medida em que cada vez mais utilizamos as plataformas móveis para fazer pesquisas, penso que esta alteração será uma mais valia para os utilizadores, oferecendo um acesso mais fácil e por consequência, uma melhor qualidade no resultado final.
Na vossa opinião, acham que as empresas vão aderir ao "mobile-friendely" e adaptar as suas páginas a esta mudança da Google?
Sendo que 60% do tráfego é executado a partir destas.
Este anúncio foi realizado com antecedência de modo a que as empresas que pretendessem, efectuassem as devidas alterações para não sofrerem qualquer mudança ao seu acesso. Para isso, a Google disponibilizou um ficheiro que indica todas as alterações necessárias.
Assim, criou-se o "mobile-friendely", sendo este o nome atribuído às páginas que cumprem os requisitos para serem devidamente utilizados nos smartphones e/ou tablets. Estas páginas deverão, por exemplo, evitar softwares que não sejam compatíveis com as tecnologias móveis, o texto deverá ser possível de ler sem ser necessário fazer zoom ou colocar o dispositivo na horizontal, entre outros aspetos.
Na medida em que cada vez mais utilizamos as plataformas móveis para fazer pesquisas, penso que esta alteração será uma mais valia para os utilizadores, oferecendo um acesso mais fácil e por consequência, uma melhor qualidade no resultado final.
Na vossa opinião, acham que as empresas vão aderir ao "mobile-friendely" e adaptar as suas páginas a esta mudança da Google?
Boa tarde..
ResponderEliminarCreio que esta notícia faz todo o sentido aparecer num momento como este, em que o stress diário vivido pelas pessoas é cada vez maior e o smartphone passa a ser cada vez mais usado como o nosso computador pessoal. Acho também que a Google como empresa experiente no ramo das tecnologias só vai tirar vantagens deste tipo de pesquisa pois é sempre bom para as empresas adaptarem-se as vivências diárias dos utilizadores da mesma.
Boa tarde e continuação de bons textos
Na minha opinião sim, as empresas irão aderir e adaptar as suas páginas às mudanças até porque só lhe trará vantagens. Como a maioria dos seus consumidores acede a conteúdos via aplicações móveis é essencial que se adaptem ao contexto para continuarem próximos deles.
ResponderEliminarNo entanto, penso que nem todas o farão. As grandes empresas certamente já o fizeram. Por outro lado, considero que empresas de menor dimensão talvez não o façam.
A verdade é que as empresas que se querem afirmar no mundo online são empresas que, à partida, tinham já feito esta transição. No entanto, a par destas estavam todas as outras que tinham web-site "non mobile-friendly" e esta transição faz com que estas se sintam ameaçadas e evoluam para a nova fase da web. A questão que me fica em mente é: As empresas que pagam para serem publicitadas vão ser "ultrapassadas" na lista de pesquisa caso não sejam "mobile-friendly"??
ResponderEliminarNa minha opinião as empresas têm que acompanhar a evolução para estarem na "linha da frente" e, sendo o google um dos motores de busca mais utilizados no meio empresarial terá um bom resultado com esta nova iniciativa: o objetivo final é facilitar o acesso de forma mais eficaz! Haverá quem não queira?
ResponderEliminarÉ certo que a utilização de plataformas móveis apresenta uma evolução crescente, portanto penso que certas empresas optarão por aderir. Além disso, são diversas as situações em que os conteúdos de uma mesma página web aparecem de forma diferente caso se trate de um dispositivo fixo ou móvel. Logo, é provável que haja adesão visto que é do interesse das organizações reter o máximo de tempo possível da atenção dos consumidores. Como tal, é fundamental que saibam como é que os conteúdos são percecionados do ponto de vista de quem os vê e principalmente o que é transmitido!
ResponderEliminarPor um lado, ao adaptarem as suas páginas apareceram nos primeiros links de pesquisa. E, como sabemos, em certos fatores, os consumidores atuais não gostam de despender muito tempo a pesquisar, o que se torna numa vantagem competitiva face aos concorrentes. Por outro lado, o facto de serem páginas “formatadas” para versões móveis fará com que seja indiferente ao utilizador a plataforma a que irá recorrer, o que se traduz numa melhoria do serviço.
Assim, devido ao facto destas plataformas terem cada vais mais peso, é fundamental que as empresas se adaptem de maneira a não serem ultrapassadas.
Esta alteração ao algoritmo do motor de busca irá afetar enormes quantidades de sites que não estão formatados para as versões móveis.
ResponderEliminarInicialmente, esta mudança poderá trazer perdas enormes em cliques, o que significa que a Google irá perder receitas significativas.
É de fato uma iniciativa arriscada mas um dia teria de acontecer, pois só com uma posição deste tipo é que as empresas, que pouco dinamizam o seu web marketing, tomariam a liberdade de adequar asa suas páginas à realidade do mercado atual.
Todavia, com um simples clique, é fácil de perceber que a google causou drama a bastantes organizações.