Brand Entertainment é o termo que faz cada vez mais sentido usar no contexto da fição nacional.
No caso da marca Compal, a fição mistura-se com a realidade já que o Compal Alperce do pomar da Ribeira de Baixo é lançado num dos episódios e chega também à mesa dos portugueses. Uma edição limitada e um lançamento inédito.
Novo desafio para as marcas? Nova relação das marcas com os meios?
Como falamos nas aulas, temos mais um exemplo em que o consumidor é "empurrado", não solicita, mas é "obrigado" a participar na transmissão desta experiência; mais um meio "push" proporcionado por atores, alguns bem admirados pelos consumidores, que o levam a adquirir o produto...
http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/mar-salgado-quando-as-marcas-entram-no-guiao-da-novela/
http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/mar-salgado-quando-as-marcas-entram-no-guiao-da-novela/
Tratando-se de uma telenovela com uma elevada audiência é normal que as marcas apostem na divulgação dos seus produtos através da plataforma tradicional que é a televisão. Como tal, é a marca que vai até ao consumidor e não o contrário logo pode ser bem-sucedida, já que de certo modo garante que a publicitação é visualizada, mas pode correr o risco de ser considerada intrusiva visto que não é pedida permissão ao público alvo nem foi ele que tomou a iniciativa. No entanto, existindo envolvimento por parte dos atores, onde alguns deles são bastantes acarinhados pelo público, há a possibilidade dos consumidores, neste caso os telespectadores, identificarem-se com o produto levando por conseguinte à sua aquisição. Logo, podem não se sentir pressionados a consumir o bem em questão.
ResponderEliminarAtualmente é sabido que este meio (push) não é o mais eficaz, mas tendo em conta que esta promoção é de certo modo mais direcionada para os seguidores da novela, provavelmente terá um resultado favorável para a Compal.
Olá Helena. Aqui vai um estudo da Marktest sobre o assunto: http://www.marktest.com/wap/a/n/id~1eac.aspx
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