A ideia surge com Robert Ilijason, que ao
partir um frasco em casa, teve que ir à cidade mais próxima, que ficava a 20
minutos de carro, para comprar um novo, apercebendo-se que a sua aldeia de nome
Viken, situada na costa leste da Suécia, precisava de uma mercearia que
estivesse sempre aberta.
O conceito baseia-se numa loja em que os
únicos envolvidos no processo de compra são o cliente e o smartphone.
Robert criou uma aplicação para os
smartphones que serve para abrir a porta da loja, e, em seguida o
telefone torna-se um scanner para registar as compras. No fim do mês, os
clientes recebem a fatura. As vantagens para os clientes são muitas, como por
exemplo o facto de não existirem filas.
Apesar de a ideia ser baseada na
confiança, por razões de segurança, a porta mantêm-se aberta durante 8 segundos
e existem câmaras na loja.
O porquê de usar uma aplicação,
fundamenta-se no facto, do custo de ter trabalhadores 24 horas por dia, 7 dias
da semana, ser muito elevado, pelo que a tecnologia seria a solução ideal.
Robert tem como objetivo abrir mais
lojas, verificando se este conceito funciona numa escala maior.
Fonte: Saponoticias
Sem comentários:
Enviar um comentário