sábado, 14 de maio de 2016

As melhores tecnologias para os melhores Millennials

São conhecidas as potencialidades (muitas) mas também as necessidades (ainda mais!) da geração Y. Quem não sabe, é porque não assistiu (ou esteve desatento) às aulas de WMCE! O que se vai sabendo agora é que os Millennials já são a geração que representa a maior fatia da força de trabalho. Pois é! Para além das habituais preocupações com as suas lesões na coluna cervical, provocadas pelas más posturas corporais – um caso para ser analisado pela “nova” medicina do trabalho -, como marketers, temos de estar atentos à sua condição de consumidores. Em 2017, estima-se, que representem um poder de compra de 200 mil milhões de US$. Se estamos interessados em aproveitar as oportunidades de negócio que esta (r) evolução está a proporcionar, convêm perceber, desde já, o contexto em que “operamos”. Dinâmicos, e de tal forma formatados pelas tecnologias (para eles não são novas, são apenas tecnologias) querem participar (estima-se que pelo menos 40%) na criação (co-criação) de todos os produtos e serviços que consomem. Mas não ficam felizes por “apenas” consumirem e participarem na criação do que consomem; como geração da democracia, anseiam partilhar a sua experiência de consumo – positiva ou negativa -,com os seus congéneres consumidores, sempre na expetativa de que esse feedback pessoal “acrescente” consumo, ou novos consumidores. Os smartphones, são a sua principal (ou única!) ferramenta de trabalho, e o local onde estão estabelecidos, “depende”!. Depende de onde estão a qualquer momento.

Vejamos alguns meios disponibilizados aos Native Digital portugueses, pela sua antecedente geração – os Baby boomers (Fonte: ANACOM, consumidor de comunicações eletrónicas, 1T2016).

Quatro redes em Fibra Ótica, numa grande mancha do país. Sim, são quatro! De operadores diferentes que, em muitos dos aglomerados urbanos, coexistem! À grande! Redes que nos últimos anos, por diversas vezes, ganharam o prémio de melhor rede europeia de fibra ótica, atribuído anualmente pelo FTTH Council Europe.

Mas os Millennials portugueses merecem. São também os melhores da Europa. Dúvidas? O quadro seguinte ajuda a esclarecer.



E quanto à utilização de smartphones, o quadro seguinte é esclarecedor.

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