Portugal já faz parte do grupo de países mais avançados no Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) de 2016 da Comissão Europeia, ocupando a 14ª posição entre os 28 Estados-Membros. O Relatório sobre o progresso digital na Europa refere que Portugal foi o segundo país da UE que registou maiores progressos no último ano. Mas o relatório destaca boas notícias para os interessados no Webmarketing e Comércio Eletrónico: por um lado, refere que foi no Capital Humano que mais evoluímos, mas por outro, é o Capital Humano que continua a ser a área mais fraca de Portugal. Como vêem muito trabalho de casa para continuarmos a fazer! Muitas oportunidades a explorar! A matriz seguinte – muito familiar aos apreciadores de Marketing – é esclarecedora. Nas infraestuturas e integração de tecnologias continuamos bem!
O Índice é constituído por cinco grandes indicadores:
i. Conectividade;
ii. Capital humano;
iii. Utilização da Internet;
iv. Integração das tecnologias digitais;
v. Serviços públicos digitais
No gráfico (radar) seguinte pode ver-se a posição portuguesa relativa aos outros Estados-Membros em cada um dos indicadores. Destaque positivo para as tecnologias e para os Serviços Públicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário