sábado, 28 de maio de 2016

Como o facebook está a melhorar a experiência publicitária

Muitos dos conteúdos que estão disponíveis online, nomeadamente notícias, só conseguem existir devido à publicidade. Isso não quer dizer, porém, que os anunciantes tenham o direito de invadir a experiência online dos internautas da forma que lhes apeteça. Quem o diz é o Facebook que está a adoptar medidas mais rigorosas relativamente à forma como a publicidade é apresentada aos seus utilizadores.

No blog oficial da rede social, Andrew Bosworth, VP Ads and Business Platform, esclarece que o Facebook está a rever todos os anúncios para que respeitem a experiência dos utilizadores. Por exemplo, não serão permitidos anúncios que reproduzam sons automaticamente. É preciso que o utilizador clique no mesmo para que tal aconteça. O Facebook proíbe também anúncios fraudulentos e que promovam produtos ou serviços que não sejam seguros.

Adicionalmente, a rede social de Mark Zuckerberg desenvolveu uma tecnologia que permite detectar quando alguém clica num anúncio por acidente, quando tentavam na verdade carregar no “X” que permite fechar a publicidade. Nestes casos, o Facebook não redirecciona o utilizador, poupando segundos de frustração.

Nas configurações do Facebook existem ainda ferramentas ao alcance dos utilizadores para que eles próprios determinem o que querem ver. Por exemplo, podem escolher não ver anúncios baseados nos seus interesses online (fora do Facebook). Por outro, lado, é possível seleccionar manualmente quais os interesses e dizer ao Facebook: “É sobre isto que quero ver publicidade.”


Estas parecem ser excelentes notícias para nós enquanto utilizadores. O facto de termos a possibilidade de "filtrar" a publicidade e evitá-la quando entendermos é de facto um alívio para muitas pessoas. Do outro lado da moeda, empresas cujo modelo de negócio se baseia no gratuito mas com a contrapartida da publicidade, como vimos na última aula, podem correr sérios riscos de sobrevivência, pois os anunciantes podem não ver otimizado o investimento em publicidade e desistir. O que terão que fazer provavelmente será adaptarem-se e proporcionarem anúncios publicitários cada vez melhores e mais apelativos, de forma a que um anúncio publicitário deixe de ser um transtorno e passe a ser uma boa experiência.

Fonte: Marketeer

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