Ainda assim, esta filosofia ainda não parece estar patente na mentalidade de todas as empresas e ainda existem diversas paradas no tempo, o que pode comprometer o seu futuro.
Segundo o site Customer Think, é fácil identificar as empresas que estão a seguir a estratégia natural e adaptada ao novo consumidor. Estas estão, geralmente, associadas a sites repletos de informações úteis, vídeos, jogos ou outros conteúdos de entretenimento e que disponibilizam uma página de contactos que permite diversas formas de contacto entre as partes. Quanto à publicidade que exercem, procuram sempre que seja direccionada ao consumidor:o foco é ele, ele é o herói. Não a marca.
Para aprofundar ainda mais o conceito, o site apresenta 7 passos fundamentais para que uma empresa se torne "consumer centric".
"1 – Colocar imagens de consumidores em
todo o lado. Pode ser no início e fim de apresentações, na recepção da
empresa ou nos elevadores. A ideia é que os colaboradores se lembrem
constantemente dos consumidores e que comecem a pensar neles de forma
quase instintiva.
2 – Incluir a questão “O que pensariam
os consumidores sobre isto?” no processo de decisão. Práticas como
esconder subidas de preços ao reduzir o tamanho das embalagens de
produtos deixarão de ser comuns.
3 – Rever a linguagem do site da empresa. Se existirem mais “nós” do que “tu”, será preciso inverter a lógica.
4 – Actualizar ou criar, caso ainda não exista, a descrição do target da empresa.
5 – Examinar as campanhas publicitárias e
perceber quem se destaca. O conselho passa por utilizar as informações
disponíveis sobre o público-alvo e criar anúncios personalizados.
6 – Aproveitar o conhecimento dos
colaboradores que trabalham directamente com os consumidores para
adquirir novas informações sobre os mesmos. Também é importante passar
algum tempo com o próprio cliente.
7 – Por fim, é boa ideia partilhar todo o
conhecimento adquirido com a empresa. Todos os trabalhadores devem
saber o seu papel e saber como satisfazer os consumidores."
Fonte: marketeer
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