O famoso Youtuber PewDiePie é um
exemplo claro deste fenómeno. Com milhões de seguidores espalhados por todo o
mundo, foi considerado o Youtuber mais bem pago, e tudo o que ele faz é
gravar-se a si próprio a jogar determinado jogo, acrescentar-lhe o fator
cómico, e fazer o upload do vídeo para a internet. Com o crescente interesse
pela indústria dos jogos em todo o mundo, é fácil perceber o porquê do seu
sucesso. E este pressuposto está na base para o sucesso de uma outra plataforma
criada para a divulgação de jogos, que funciona da mesma forma, mas com algumas
diferenças: o Twitch.
Nesta plataforma, inteiramente
dedicada à indústria dos jogos, qualquer pessoa pode criar uma conta e
filmar-se a si próprio a jogar o jogo que quiser enquanto faz uma ligação em
direto para o site e divulga o seu jogo em tempo real para qualquer um que o
queira ver: são os streamers. Tal
como o PewDiePie no Youtube, qualquer um pode fazer o mesmo no Twitch, com a
diferença de que a transmissão é em direto, o que traz muitas vantagens para
ambas as partes; tal como no Youtube, também é possível ganhar dinheiro, pois
os seguidores inscritos no canal podem fazer doações aos seus streamers favoritos, incentivando-os
assim a criar mais conteúdo; tal como no Youtube, também é muito vantajoso para
as marcas e produtoras de jogos, que certo tempo antes de os seus jogos serem
lançados para venda no mercado, disponibilizam o conteúdo com maior
antecedência aos streamers com maior
número de seguidores, permitindo-lhes assim criar “água na boca” aos seus
potenciais clientes espalhados por todo o mundo.
Esta plataforma, focada na
indústria dos jogos que é altamente rentável e tem um potencial de crescimento
imensurável, é um ponto de encontro para os jogadores e as produtoras, onde
ambas as partes conseguem tirar vantagens da relação dinâmica que se consegue
estabelecer. À semelhança do Youtube, o Twitch constitui uma ferramenta de marketing
digital poderosa e ao mesmo tempo divertida, e é por isso que os gamers já não passam sem ela, permitindo
antecipar que o número de seguidores incritos ainda deverá crescer muito ao
longo dos próximos anos.
Recentemente, o Youtube anunciou a sua plataforma de streaming para gamers, denominada "Youtube Gaming" (https://gaming.youtube.com/).
ResponderEliminarEsta plataforma foi apoiada por alguns dos Youtubers mais bem sucedidos (incluindo o Pewdiepie), pelo que representa uma concorrência de peso ao Twitch.
No entanto, o Twitch tem a vantagem de ser uma rede mais antiga e com seguidores fiéis.
Veremos até que ponto o gigante Youtube conseguirá absorver as funções e o público de mais outra plataforma!
O Twitch surgiu como uma "evolução" de um outro site de streaming de conteúdo (um dos primeiros), denominado de "Justin TV", onde permitia a utilizadores criar canais de transmissão em directo dos mais diversos conteúdos.
ResponderEliminarO foco no gaming, a par com a exponencial evolução do mercado dos videojogos (91.5 biliões de dólares em 2015), fez com que o Twitch fosse pioneiro num mercado de entretenimento por explorar, permitindo a pessoas ordinárias em sua casa transformarem-se em entretainers e ter as suas próprias comunidades, sendo a principal diferença face aos Youtubers o feedback imediato e a interactividade ao conversar e jogar em conjunto com os seus viewers em directo.
Em 2014 surgiram rumores de que a Google teria mesmo comprado o Twitch num negócio de cerca de 1 bilião de dólares. Tal foi desmistificado quando a Amazon uns meses mais tarde avançou com a noticia que tinham sido eles a adquirir a plataforma por cerca de 970 milhões de dólares.
Posto isto e vendo o potencial que existe neste mercado, a Google opta então por anunciar a sua própria plataforma denominada de Youtube Gaming (à semelhança do falado pelo Rúben) que procura usar o nome já predenominante no meio do Youtube para tentar conquistar público à concorrência.
Além do Youtube Gaming, existem mais plataformas com o mesmo objectivo, como o UStream, HitBox e Azubu.tv, tendo nenhuma delas até hoje atingido números expressivos que representem uma ameaça ao Twitch.