domingo, 12 de junho de 2016

Blended Marketing

O Blended Marketing consiste na combinação das práticas do Marketing Tradicional com o Marketing Digital, ou seja, do Marketing Offline com o Marketing Online.
Esta abordagem integrada surge na sequência da alteração do perfil dos consumidores incentivado pelo desenvolvimento dos meios online e consequente aparecimento da denominada Web 2.0. De facto, é neste contexto de constante evolução tecnológica que as empresas procuram ser “omnipresentes” de forma a atingir o seu público-alvo, alcançar novos clientes e fidelizando de forma mais eficaz os actuais.
Essa fidelização pode ser feita através de promoções, cartões de cliente, etc. Ao fidelizar os clientes a empresa assegura não só a sua retenção como evita a sua migração e transferência para empresas concorrentes, algo que nos dias de hoje com a cada vez maior concorrência e com o maior acesso por parte dos consumidores a informação assume especial relevância.
A integração destes dois tipos de marketing (tradicional e digital) pretende dar resposta aos níveis de serviço exigidos por consumidores cada vez mais poderosos e bem informados, para os quais a separação entre o offline e o online é cada vez mais ténue. Actualmente, um consumidor pode entrar numa loja física, informar-se e tomar contacto com o produto, comparar preços online e comprar, dentro da própria loja, numa empresa concorrente, via comércio electrónico.
Com o Blended Marketing surgem novos conceitos como a interatividade entre empresa e consumidor( passou a existir um diálogo entre empresa e consumidor, ao invés de um monólogo), feedback reativo e proactivo, User Generated Content, entre outros. Para além disso, permite também uma economia de custos para as empresas ao venderem online diretamente aos clientes e a obtenção de dados em tempo real, na forma de feedback e informação pessoal dos clientes.
O Blended Marketing permite às empresas obter maiores e melhores conhecimentos acerca dos consumidores, do seu comportamento, das suas experiências e crenças, dos seus desejos. 

1 comentário:

  1. Com esta integração entre o online e o offline, e a interatividade entre empresa e consumidor, será que necessitaremos de canais de distribuição e transporte?! Sendo o objetivo principal das empresas ver os seus custos diminuídos, qual o impacto sobre os canais de distribuição e transporte, ao ver passar diretamente os materiais de produção até à aquisição por parte do consumidor final?! Ao tornar tudo "um livro aberto" conseguiremos levar a cabo o estabelecimento de relações com as restantes funções da empresa?!

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