Esta abordagem integrada surge na sequência da
alteração do perfil dos consumidores incentivado pelo desenvolvimento dos meios
online e consequente aparecimento da denominada Web 2.0. De facto, é neste
contexto de constante evolução tecnológica que as empresas procuram ser
“omnipresentes” de forma a atingir o seu público-alvo, alcançar novos clientes
e fidelizando de forma mais eficaz os actuais.
Essa fidelização pode ser feita através de promoções,
cartões de cliente, etc. Ao fidelizar os clientes a empresa assegura não só a
sua retenção como evita a sua migração e transferência para empresas
concorrentes, algo que nos dias de hoje com a cada vez maior concorrência e com
o maior acesso por parte dos consumidores a informação assume especial
relevância.
A integração destes dois tipos de marketing
(tradicional e digital) pretende dar resposta aos níveis de serviço exigidos
por consumidores cada vez mais poderosos e bem informados, para os quais a
separação entre o offline e o online é cada vez mais ténue. Actualmente, um
consumidor pode entrar numa loja física, informar-se e tomar contacto com o
produto, comparar preços online e comprar, dentro da própria loja, numa empresa
concorrente, via comércio electrónico.
Com o Blended Marketing surgem novos conceitos
como a interatividade entre empresa e consumidor( passou a existir um diálogo
entre empresa e consumidor, ao invés de um monólogo), feedback reativo e proactivo,
User Generated Content, entre outros. Para além disso, permite também uma
economia de custos para as empresas ao venderem online diretamente aos clientes
e a obtenção de dados em tempo real, na forma de feedback e informação pessoal
dos clientes.
O Blended Marketing permite às empresas obter
maiores e melhores conhecimentos acerca dos consumidores, do seu comportamento,
das suas experiências e crenças, dos seus desejos.
Com esta integração entre o online e o offline, e a interatividade entre empresa e consumidor, será que necessitaremos de canais de distribuição e transporte?! Sendo o objetivo principal das empresas ver os seus custos diminuídos, qual o impacto sobre os canais de distribuição e transporte, ao ver passar diretamente os materiais de produção até à aquisição por parte do consumidor final?! Ao tornar tudo "um livro aberto" conseguiremos levar a cabo o estabelecimento de relações com as restantes funções da empresa?!
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