A
globalização, a inovação tecnológica, a irreverente “educação” dos
millenials... Causas e consequências de uma nova era, dominada pelas redes
sociais – as pessoas vivem com elas, para elas, e por elas. É, de facto, um
fenómeno. Na verdade, muitas são as pessoas que procuram viver, efetivamente,
por elas, conseguindo obter rendimentos (e que rendimentos...) sem terem de
trabalhar fechadas num escritório, ou noutra qualquer profissão convencional. Muitas
já consideradas e reconhecidas como Instagram stars, geram milhares e milhões
de dólares através desta rede, seja por via da publicidade ou pela promoção de
próprios produtos, e tornam-se, assim, celebridades reconhecidas em todo o
mundo.
O caso mais reconhecido e inspirador é o de Chiara Ferragni – uma
blogger italiana que contruiu um império através da um blog de moda (The Blonde
Salad) e que, agora, domina o Instagram com cerca de 6 milhões de seguidores.
Curiosamente, os posts não se resumem a meras fotografias de promoção de roupa,
por exemplo, mas à partilha de momentos, desde fotografias de refeições a
outras de animais. No entanto, das 60 milhões de fotografias que são
partilhadas por dia na rede social, as pessoas que vingaram e que são hoje
seguidas por milhões não são assim tantas, sendo que há 10 pessoas que se
destacam e que geram as maiores receitas através desta plataforma.
10.
Aimee Song – rendimento: $450,000 – Blogger de 25 anos, contabilizando cerca de 4
milhões de visualizações do seu blog por mês, bem como 4 milhões de seguidores
também no Instagram. Anualmente aufere de um salário de aproximadamente
$150,000. É especializada em blogs de moda e design de interiores, e já efetuou
uma série de colaborações com empresas bastante conhecidas, sendo que admite
cobrar cerca de $50,000 por colaboração.
9.
Danielle Bernstein – rendimento $600,000 – 22 anos, também escritora de um blog,
a sua conta no Instagram tem cerca de 1 milhão de seguidores, e é paga entre
$5000 a $15,000 por promoção numa publicação.
8.
Juliana Sarinana – rendimento: $800,000 – Também detentora de um blog, é através
do Instagram que ela partilha coisas do seu dia-a-dia, como o seu outfit,
coisas pessoais e as suas viagens. Para além disso, tem uma própria linha de
roupa, da qual é a diretora criativa. Faz também contribuições para revistas de
renome, tais como a Elle, Vougue e a Glamour. É através dos artigos nestas
revistas, do web traffic e de promover diferentes marcas na sua conta pessoal
de Instagram que ela ganha dinheiro.
7.
Liz Eswein – rendimento: $850,000 – Não é modelo, não nenhuma celebridade
popular, nem uma guru do fitness, mas tem bem mais de 1 milhão de seguidores no
Instagram, através da qual promove uma série de marcas como a Burberry. Em
média, consegue faturar cerca de $15,000 por fotografia publicada, sendo que é
reconhecida por ser uma excelente fotógrafa.
6.
Jason Stein – rendimento $1.2 milhões – Utiliza a sua conta de Instagram para
promover empresas de grande dimensão. Para além disso, iniciou o seu próprio
negócio em 2011: Laundry Service, que é uma agência que faz a ligação entre
marcas e os “Instagram Influencers”, isto é, pessoas suficientemente
reconhecidas publicamente e capazes de influenciar os hábitos do público alvo
das empresas.
5.
Jane Aldridge – rendimento: $1.5 milhões – Com apenas 20 e poucos anos, esta
fashion blogger iniciou-se nas pa´ginas da internet com apenas 15 anos.
Atualmente uma aparência pública desta “celebridade” pode custar até $20,000.
4.
Julia Engel – rendimento: $1.5 milhões – A sua conta do Instagram serve o
propósito de partilhas as suas viagens e os seus invejáveis outfits,
contabilizando cerca de 700,000 de seguidores. É modelo e blogger de moda e
obtém receitas de uma forma bastante curiosa: através de uma ferramenta de
compras denominada LIKEtoKNOWit, através da qual os “likers” do post são
remetidos diretamente para o website da empresa que vende o item em causa, e
caso o consumidor adquira efetivamente o produto, a blogger recebe uma
comissão.
3.
Brian DiFeo – rendimento: $3 milhões – Fotógrafo sobretudo reconhecido pela forte
interação com os seus fãs, sendo que muita da sua riqueza provém de parcerias
com marcas de renome, tal como a Puma.
2. Cara Devevingne – rendimento: $6 milhões – Com aproximadamente 20 milhões de
seguidores, a atriz e modelo, obtém cerca de $150,000 por publicação no
Instagram ou noutra rede social.
1.
Chiara Ferragni – rendimento: $12 milhões – Blogger italiana, embaixadora
internacional da Pantene, tem a sua própria marca de roupa e é seguida por
cerca de 6 milhões de utilizadores.
A
lista é bastante diversificada, mas os mais bem sucedidos são aquelas que fazem
parcerias com marcas bastante conhecidas de forma a promover os seus produtos
nas páginas da rede social. De facto, cada vez mais as marcas gastam biliões de
dólares a patrocinar conteúdo nas redes sociais. De forma a atraí-las, o truque
é publicar constantemente até conseguir alcançar a tão desejada marca. Outra
das formas mais eficientes é através das comissões obtidas com as vendas que
têm origem nas páginas da rede social.
O que acho mais notável neste fenómeno é o facto de as marcas, mesmo que não patrocinem conteúdo nas redes sociais destas "celebridades", têm nestes perfis uma óptima amostra das novas tendências e de tudo o que os consumidores realmente gostam e querem seguir.
ResponderEliminarEste fenómeno também se alastra para outras plataformas, como o Youtube. No Youtube destaca-se a comunidade de gamers que segue apaixonadamente os seus jogadores preferidos.
ResponderEliminarFelix Kjellberg, melhor conhecido online como PewDiePie, ganhou perto de 7.5 milhões de dólares em 2014. PewDiePie partilha "Let's Play videos", em que expõem as suas opiniões sobre os jogos, ou outros sketches com humor à mistura. Tem cerca de 37 milhões de subscritores no seu canal de Youtube e gera mais de 4 milhões de dólares em venda de publicidade por ano. Portanto, tanto ganham os youtubers como as marcas.
Podemos concluir que as marcas estão a mudar a sua forma de atuar, tentando estar em sintonia com o seu público alvo e valorizar aquilo que eles valorizam. O recurso a opinion leaders é uma estratégia que cada vez mais está presente com o objetivo de aumentar a notoriedade da marca.
ResponderEliminarPara tudo isso é preciso dar atenção a todos os pormenores que se tornam públicos e “acertar nas descrições” que acompanham as fotografias e os vídeos, para promover da melhor forma o seu Instagram.
ResponderEliminarO site HubSpot apresenta 8 dicas para que tudo seja eficaz. Aqui fica: http://marketeer.pt/2016/06/03/8-dicas-para-acertar-nas-descricoes-no-instagram/
A Web a mudar a forma como o mundo faz negócios!
ResponderEliminarIndiscutível mesmo como estes influenciadores conseguem mesmo "entrar" na cabeça dos consumidores! Não passam de comuns mortais como os seu pares, porém detêm um poder como poucos! Não são são números... são uma das chaves geradores de dinheiro.