Uma pesquisa realizada em 9
países pela SimilarWeb comparou os dados de utilização de apps de redes sociais em smartphones
Android nos três primeiros meses de 2016 com o mesmo período do ano passado e
concluiu que as pessoas estão a passar menos tempo nessas aplicações. Foram
quatros as aplicações analisadas: Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat.
O estudo mostra que o tempo despendidos
nas apps de redes sociais diminuiu de
um ano para o outro. A rede social que teve uma queda mais acentuada foi o
Instagram que teve uma diminuição de quase 24%. Segue-se o Twitter com uma
queda de 23% e o Snapchat com uma diminuição de quase 16%. O Facebook foi o que
registou uma menor queda, tendo sido de 8%.
Dentro das quatro apps
analisadas, o estudo constatou que o Twitter é a rede social em que os utilizadores
gastam menos tempo.
São poucos os casos em que o tempo gasto
nestas apps aumentou, um desses casos é o da Espanha na utilização do Facebook.
São várias as razões que estão na
origem desta diminuição. Entre elas o aparecimento de novas aplicações, como o
Periscope e o Telegram, que têm captado a atenção dos utilizadores.
Outra das razões é a popularidade
crescente das aplicações de trocas de mensagens como o Whatsapp, que são cada
vez mais utilizadas.
Portugal não está incluído no
estudo, mas será que a tendência tem sido a mesma?
Fonte: TVI24
Curioso que a Espanha desceu no Instagram!
ResponderEliminarSerá que a tradicional análise de ciclo de vida se vai confirmar mais uma vez? A seguir à fase de (forte) crescimento...
Sim, em relação ao Instagram todos os países desceram e mesmo no Facebook só a Alemanha é que manteve o nível do ano passado.Mesmo assim a Espanha continua a ter a liderança no que respeita a tempo gasto no Instagram.
ResponderEliminarPessoalmente não me admira que o Instagram tenha uma queda mais acentuada, é uma rede social mais recente e não consolidada como o Facebook, é mais uma "moda" com tendência a ir perdendo alguma popularidade.Os próprios Periscope e Telegram provavelmente irão ter evolução semelhante e daí não é de admirar que retirem mais "quota" ao Instagram que ao Facebook.
Já o Facebook poderá manter-se durante mais tempo na fase de maturidade, apesar do decréscimo que teve mas que não foi substancial.
O estudo/pesquisa vem mostrar que a população gosta de coisas diferentes e inovadoras. É caso para dizer que as equipas de desenvolvimento das apps têm que saber o que a população quer hoje e prever o que vai querer amanhã. E não se podem esquecer que estamos na Era da Gratuitidade!
ResponderEliminarUm estudo vale por si. A rede social Facebook irá modificar-se nos próximos anos. Não faria sentido o Mark Zuckberg ter investido recentemente biliões de dólares numa tecnologia chamada de Oculus Rift, que permitirá combinar a realidade virtual com a realidade aumentada, através do uso de óculos por parte dos utilizadores.
ResponderEliminarTalvez um motivo que leve os utilizadores a despender menos tempo nas redes sociais se deva à crescente publicidade nelas presente. Segundo estudos recentes, apesar de dois terços dos adultos americanos utilizarem, pelo menos, uma rede social, não estão interessados em realizar negócios através deste meio.
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