O News Feed do Facebook é visitado por milhões de pessoas diariamente, como fonte de informação ou local de socialização. Então, o logaritmo do Facebook, que é alterado frequentemente, define o que aparece no Feed dos utilizadores desta rede social.
O News Feed é feed de conteúdo dos nossos amigos e das páginas e pessoas que seguimos, filtrado e organizado consoante os nossos interesses. Tende a mostrar-nos os conteúdos que provavelmente nos vão chamar mais à atenção, nos quais vamos deixar um gosto ou até um comentário. Isto pode resultar num feed demasiado conforme com os nossos gostos, interesses e visões políticas – e do qual nos podemos fartar a longo prazo.
Atualmente, o News Feed primazia a ideia que o que é ou não importante para os utilizadores, depende de quando é publicado e o nível de engagement que cria. Há novas atualizações que determinam o grau de importância de uma publicação relativamente a outras:
Uma mudança importante foram os
trending topic. Se uma publicação for sobre o assunto do momento é mais provável ter mais visibilidade. Quando acontece algo as páginas ou amigos publicam sobre esse assunto, o que deve aparecer em primazia no Feed. Testes mostram que esta alternativa aumenta em 6% as pessoas envolvidas nas histórias.
- Timing of
Likes; Shares; Comments
Atualmente, o número total de gostos, partilhas e comentários e o ritmo de criação de engagement numa publicação determinam o quão alto aparece no Feed.
Um bom exemplo que o Facebook está sempre a alterar-se é a recente adição da funcionalidade “Stories” ao Messenger. O recurso "Stories" permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos que desaparece 24 horas depois, à semelhança do que já faz o Instagram e Snap.
O Facebook está a testar um feed alternativo ao News Feed, chamado Explore. A ideia é idêntica ao que já acontece no Instagram. No Explore do Facebook, podemos encontrar publicações de páginas e perfis que não seguimos, mas que os algoritmos da rede social consideram interessantes para o nosso perfil de utilização.
O separador Explore tem assumido diferentes aspetos nos testes que o Facebook tem feito. O teste já apareceu tanto em iOS como Android. Alguns utilizadores viram surgir uma nova secção no separador do News Feed, outros receberam o Explore num separador distinto. Desta forma, o Facebook consegue ter um feedback dos utilizadores e receber sugestões de melhoria.
Ainda não se sabe se esta será a opção do Facebook. Mas é certo que o Feed vai continuar a sofrer alterações numa luta diária por atenção.
Ola Inês! Dizem as "más línguas" que as alterações no algoritmo do Facebook fazem parte da "guerra" movida por Zuckerberg ao Google ou ao YouTube, cujos links passaram a ter menos probabilidade de aparecerem no feed.
ResponderEliminarCom esta nova afinação, o Facebook passa a dar prioridade aos posts de amigos dos utilizadores (pessoas "normais"), por isso os posts das marcas estão com um reach (alcance) cada vez mais curto: entre 2% e 6%. Ou seja, apenas uma percentagem reduzida dos seguidores são impactados pelos seus posts. Tal visa estimular as marcas a investir em posts patrocinados. Há quem vaticine até que as páginas das marcas têm os dias contados, e que o futuro nas redes passará pelas marcas comunicarem através de posts altamente segmentados e que são apenas visíveis para o target que se pretende atingir.
Mais pormenores em https://www.dinheirovivo.pt/buzz/marcas-as-novas-regras-para-fintar-o-algoritmo-do-facebook/