quarta-feira, 22 de março de 2017

Mudança do Logaritmo do Facebook

O News Feed do Facebook é visitado por milhões de pessoas diariamente, como fonte de informação ou local de socialização. Então, o logaritmo do Facebook, que é alterado frequentemente, define o que aparece no Feed dos utilizadores desta rede social.

O News Feed é feed de conteúdo dos nossos amigos e das páginas e pessoas que seguimos, filtrado e organizado consoante os nossos interesses. Tende a mostrar-nos os conteúdos que provavelmente nos vão chamar mais à atenção, nos quais vamos deixar um gosto ou até um comentário. Isto pode resultar num feed demasiado conforme com os nossos gostos, interesses e visões políticas – e do qual nos podemos fartar a longo prazo.

Atualmente, o News Feed primazia a ideia que o que é ou não importante para os utilizadores, depende de quando é publicado e o nível de engagement que cria. Há novas atualizações que determinam o grau de importância de uma publicação relativamente a outras:
  • Trending Topic
Uma mudança importante foram os trending topic. Se uma publicação for sobre o assunto do momento é mais provável ter mais visibilidade. Quando acontece algo as páginas ou amigos publicam sobre esse assunto, o que deve aparecer em primazia no Feed. Testes mostram que esta alternativa aumenta em 6% as pessoas envolvidas nas histórias.
  • Timing of Likes; Shares; Comments
Atualmente, o número total de gostos, partilhas e comentários e o ritmo de criação de engagement numa publicação determinam o quão alto aparece no Feed.

Um bom exemplo que o Facebook está sempre a alterar-se é a recente adição da funcionalidade “Stories” ao Messenger. O recurso "Stories" permite que os usuários compartilhem fotos e vídeos que desaparece 24 horas depois, à semelhança do que já faz o Instagram e Snap.

O Facebook está a testar um feed alternativo ao News Feed, chamado Explore. A ideia é idêntica ao que já acontece no Instagram. No Explore do Facebook, podemos encontrar publicações de páginas e perfis que não seguimos, mas que os algoritmos da rede social consideram interessantes para o nosso perfil de utilização.

O separador Explore tem assumido diferentes aspetos nos testes que o Facebook tem feito. O teste já apareceu tanto em iOS como Android. Alguns utilizadores viram surgir uma nova secção no separador do News Feed, outros receberam o Explore num separador distinto. Desta forma, o Facebook consegue ter um feedback dos utilizadores e receber sugestões de melhoria.

Ainda não se sabe se esta será a opção do Facebook. Mas é certo que o Feed vai continuar a sofrer alterações numa luta diária por atenção.

1 comentário:

  1. Ola Inês! Dizem as "más línguas" que as alterações no algoritmo do Facebook fazem parte da "guerra" movida por Zuckerberg ao Google ou ao YouTube, cujos links passaram a ter menos probabilidade de aparecerem no feed.
    Com esta nova afinação, o Facebook passa a dar prioridade aos posts de amigos dos utilizadores (pessoas "normais"), por isso os posts das marcas estão com um reach (alcance) cada vez mais curto: entre 2% e 6%. Ou seja, apenas uma percentagem reduzida dos seguidores são impactados pelos seus posts. Tal visa estimular as marcas a investir em posts patrocinados. Há quem vaticine até que as páginas das marcas têm os dias contados, e que o futuro nas redes passará pelas marcas comunicarem através de posts altamente segmentados e que são apenas visíveis para o target que se pretende atingir.
    Mais pormenores em https://www.dinheirovivo.pt/buzz/marcas-as-novas-regras-para-fintar-o-algoritmo-do-facebook/

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