Code.org
Uma organização sem fundos lucrativos criada pelos irmãos Hadi e Ali Partovi que tem como objetivo encorajar e ensinar, principalmente a estudantes dos EUA, programação e ciências da computação, de forma gratuita.
A plataforma angariou o apoio de várias personalidades do setor tecnológico, entre os quais Mark Zuckerberg e Bill Gates. Numa fase inicial, os irmãos conseguiram angariar cerca de 10 milhões de dólares para a fundação, oriundos de várias empresas tecnológicas e respetivos fundadores.
Através da sua plataforma, a organização pretende tornar a aprendizagem um processo mais divertido para jovens estudantes, através da gamification do processo de aprendizagem com recurso a elementos familiares aos utilizados – como Minecraft ou a Disney.
De igual modo, a organização também ambiciona ajudar a mudar currículos escolares, fazendo lobbying para a inserção de programação e ciências da computação no programa curricular de escolas nos Estados Unidos.
Code Academy
A Code Academy é uma plataforma online interativa que permite ao utilizador aprender até 12 linguagens de programação diferentes, servindo utilizadores de todo o mundo. A plataforma foi fundada por Zach Sims e Ryan Bubinski em 2011, tendo já passado por várias fases de financiamento por parte de investidores e contava, em Janeiro de 2016, com 25 milhões de utilizadores ativos.
O processo de aprendizagem tem um formato estruturado de forma a que o utilizador vá dando passos pequenos, aprendendo a base dos conhecimentos e começando a caminhar para processos mais complicados.
Coursera
É uma empresa tecnológica e educacional fundada em 2012 por dois professores de Stanford – Andrew Ng e Daphne Koller – tendo angariado mais de milhões de dólares de investidores.
A empresa trabalha com universidades e organizações de todo o mundo com vista a oferecer aos utilizadores cursos online, leccionados por professores universitários através de aulas e palestras em formato vídeo e avaliados através de testes e trabalhos online.
A plataforma conta, desde fevereiro de 2017, com 24 milhões de utilizadores, oferecendo cursos e especializações em várias áreas de interesse, desde ciências sociais a biologia, passando por línguas, artes e muitas outras áreas. É de salientar que, embora os cursos sejam gratuitos, é de salientar que as especializações e os certificados são pagos, permitindo à plataforma uma fonte extra de receita. Além disso a plataforma também conta com programas como “Coursera for Business” e “Coursera for Governments & Nonprofits”, aumentando o nº de potenciais fontes de receita através de parcerias e serviços a instituições.
A plataforma conta, desde fevereiro de 2017, com 24 milhões de utilizadores, oferecendo cursos e especializações em várias áreas de interesse, desde ciências sociais a biologia, passando por línguas, artes e muitas outras áreas. É de salientar que, embora os cursos sejam gratuitos, é de salientar que as especializações e os certificados são pagos, permitindo à plataforma uma fonte extra de receita. Além disso a plataforma também conta com programas como “Coursera for Business” e “Coursera for Governments & Nonprofits”, aumentando o nº de potenciais fontes de receita através de parcerias e serviços a instituições.
Khan Academy
É uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2006 por Salman Khan que tem como objetivo fornecer um sítio acessível para as pessoas obterem educação.
Duolingo
Na plataforma, o utilizador é gradualmente desafiado a completar desafios linguísticos. À semelhança do processo normal de aprendizagem, o utilizador começa com pequenas palavras, conjunções, avançando a partir daí para tradução de frases inteiras e cada vez mais complexas.
No entanto, a componente de gamification torna todo o processo de aprendizagem mais entusiasmante, dando tempos limite ao utilizador para responder às 20 perguntas de cada nível, dando-lhe 3 vezes por cada nível a que se propõe testar, dando-lhe moedas para adquirir vidas extra ou mais pontos e mais experience points (XP) dependendo de quantas respostas certas dá.
No entanto, a componente de gamification torna todo o processo de aprendizagem mais entusiasmante, dando tempos limite ao utilizador para responder às 20 perguntas de cada nível, dando-lhe 3 vezes por cada nível a que se propõe testar, dando-lhe moedas para adquirir vidas extra ou mais pontos e mais experience points (XP) dependendo de quantas respostas certas dá.
Quora
A plataforma funciona no formato de Q & A, perguntas e respostas, respondidas pelos utilizados, cujo nome real é requerido para uso do site, em vez de um pseudónimo, com vista a conceder credibilidade às respostas fornecidas, ainda que seja possível dar respostas anónimas.
O objetivo da plataforma é a partilha de conhecimento entre os mais de 100 milhões de utilizadores e conta com respostas dadas por figuras como Barack Obama, Bill Gates, Hillary Clinton, Jimmy Wales, entre outros, apresentando-se como um fórum focado na partilha de conhecimento baseado no respeito mútuo.
Deste modo, é possível concluir que a partilha de conhecimento têm vindo, acompanhado pelo maior acesso a conteúdo educacional e de aprendizagem de cada vez maior qualidade.
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