O assunto que venho dar-vos a conhecer hoje tem precisamente a ver com esta realidade, não a do crescimento da publicidade online, que já não é mais nenhuma novidade hoje em dia, mas antes a publicidade através dos Esports.
Os Esports são uma forma de competição online através de vídeo jogos que são muito populares na comunidade, como por exemplo: League of Legends, Counter Strike, Dota 2 entre outros.
Existem equipas profissionais que jogam este tipo de jogos e que são financiadas por investidores, que investem nelas através de capitais próprios e que acabam por ser os “donos” destas equipas. De entre diversos investidores, podemos ler nomes de conhecidas celebridades como Shaquille O'Neal, Rick Fox, Steve Aoki, etc.
Por detrás disto existem também os patrocinadores de diversas marcas conhecidas (Nike, Adidas, HTC, Razer, etc), que se associam a estas equipas colocando o nome das suas marcas nas camisolas, à semelhança do que já acontece no futebol. Paralelamente a este tipo de publicidade, têm vindo a apostar fortemente na publicidade nas streams, torneios em tempo real de jogos que são transmitidos em plataformas online, como por exemplo, Youtube, Twitch, e Azubu a que os espectadores assistem.
Como é visível no gráfico seguinte o número de espectadores de Esports ronda já os 1,101 milhões com uma prespetiva de crescimento de 0,5 milhões de espectadores nos próximos três anos (dados base de 2016).
No vídeo a baixo também podem assistir à evolução e explicação deste fenómeno que vos falo:
Como visto no vídeo este tipo de investimento no Esports, tem dado origem a uma fonte de receita astronómica, que ronda cerca de 1 bilião de dólares por ano, e que se prevê vir a crescer, face ao crescimento dos espectadores em todo o mundo.
Estes espectadores estão claramente identificados e a maioria deles são os chamados geração millennials e são precisamente a estes que as marcas querem chegar, chamando à sua atenção e garantindo a sua lealdade.
Como exemplo disso deixo-vos aqui um vídeo que a Gillete produziu, utilizando uns dos jogadores mais famosos do mundo de Esports:
Como exemplo disso deixo-vos aqui um vídeo que a Gillete produziu, utilizando uns dos jogadores mais famosos do mundo de Esports:
O objetivo desta publicação é então dar-vos a conhecer esta nova e grande aposta, lançando aqui o tema e saber a vossa opinião sobre o assunto.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=Qv3DbZ0Si1g&feature=youtu.be;
https://www.youtube.com/watch?v=VzP41moOW1w&feature=youtu.be;
https://newzoo.com/wp-content/uploads/2016/05/Newzoo_Esports_Audience_Growth.png;
https://www.twitch.tv/directory/game/League%20of%20Legends.
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=Qv3DbZ0Si1g&feature=youtu.be;
https://www.youtube.com/watch?v=VzP41moOW1w&feature=youtu.be;
https://newzoo.com/wp-content/uploads/2016/05/Newzoo_Esports_Audience_Growth.png;
https://www.twitch.tv/directory/game/League%20of%20Legends.
Olá Inês! De facto, o gaming tem aquela componente viciante que atrai e retem audiências. O que é muito valioso considerando que a atenção é cada vez mais um bem escasso. Com os desenvolvimentos tecnológicos, o livestreaming dos jogos aumentou ainda mais essas audiências e tornou o gaming num fenómeno de co-criação. Em direto, os fãs podem assistir ao desenrolar do jogo, às reacções do streamer, mas mais ainda participar ativamente no jogo. Podem interagir com outros fãs, fazer questões e sugestões durante o jogo, aprender com as dicas dos streamers e influenciar as decisões que estes tomam durante o jogo. Ou seja, a comunidade participa em direto no resultado do jogo, aumentando ainda mais o elo com este e com os restantes fãs, formando verdadeiras tribos de co-criadores com elevados níveis de engagement. Claro que as marcas se querem associar ao fenómeno, através de p.e. patrocínios, in-game advertising, atribuição de prémios, organização de eventos, etc. Muito bom!
ResponderEliminarOlá Professora! Na verdade os esports são neste momento um negócio em muito semelhante ao do futebol, com equipas profissionais, investidores dispostos a investir fortemente nestas equipas (que lhes pagam para jogar, que permitem a estas equipas terem treinadores para os elucidar sobre as jogadas, entre um vasto conjunto de outras coisas) e as marcas sempre atentas e prontas a explorar o mercado que aqui se abre, acabam por ver aqui uma grande oportunidade para chegarem a um vasto leque de consumidores que assistem a estes mesmos jogos e que são verdadeiros adeptos fervorosos destas equipas. Apesar de conseguirem chegar a pessoas das mais variadas idades o grande foco destas marcas é mesmo os millennials que estão agora a começar a tomar as suas próprias decisões de compra, e cuja atenção, como a professora referiu, é cada vez mais difícil de captar. Falamos desde empresas tecnológicas a todo o tipo de empresas.
EliminarSe pensarmos no contexto europeu os esports não têm a imensidão e magnitude que vemos em países asiáticos, e nos estados unidos,a nível profissional, mas esta é uma realidade que tende vir a aumentar a ganhar cada vez mais força, estando em constante crescimento.
Olá Inês,
ResponderEliminarPegando aqui um pouco no comentário da professora e no facto de as marcas se quererem associar a fenómenos destes, de facto hoje em dia a Internet é "um mundo" e as marcas estão cada vez mais cientes disso e querem acompanhar essa tendência para aumentar os seus lucros e terem acima de tudo mais notoriedade e visibilidade por parte dos seus clientes e potenciais clientes.
É só mais uma prova de como os consumidores atuais "mandam" no rumo do marketing das marcas, elas estão atentas às novas modas e novas realidades para que, desta forma, elas próprias estejam na moda, garantido, tal como disseste, a lealdade desta geração.
Acho que esta realidade é bastante interessante porque conseguimos ver a forma como as marcas se têm ajustado a toda a mudança que se tem verificado nos últimos anos e o mais curioso vai ser observar o que ainda há-de vir.
:)
Olá Camila! Sim de facto hoje em dia as empresas estão cada vez mais atentas a tudo e é necessário que assim o seja para que possam acompanhar a evolução alucinante das novas tendências. A aposta neste novo negócio, que aqui de desenha, é uma decisão muito inteligente por parte das marcas, que assim conseguem chegar um vasto conjunto de consumidores, captando a sua atenção e ganhando a sua preferência.
EliminarO que ainda está por vir? é uma pergunta legitima e que nos desperta, como referiste, uma certa curiosidade! :)