sábado, 29 de abril de 2017

A comunidade Nerdfighter

Antes de mais, é importante definir quem são os Nerdfighters. Nerdfighters é o nome que os membros da comunidade de fãs do canal de YouTube “Vlogbrothers” concedem a si mesmo.

Mas porquê falar desta comunidade?

Na minha opinião, esta é uma das comunidades que melhor exemplifica a influência no mundo real que uma comunidade online consegue alcançar, desde fazer de um livro um bestseller, promover convenções agora icónicas como a VidCon ou tornar um filme num blockbuster.

O canal Vlogbrothers foi fundado por dois irmãos, Hank e John Green, em 2007, como forma de se manterem em contacto através de vídeos semanais no YouTube. Foi em torno dos seus vídeos que uma comunidade de fãs se começou a formar e que inclui quase 3 milhões de seguidores no YouTube.

O nome advém de um mero acidente, em que John Green, enquanto se encontrava no aeroporto, leu mal um sinal que dizia “Aerofighters”, achando que dizia “Nerdfighters”, e que viria mais tarde a dar origem ao nome da comunidade de fãs.

Ao longo do desenvolvimento desta comunidade online, toda uma estrutura de suporte à comunidade foi criada, incluindo ligações para os grupos locais, regionais e nacionais de Nerdfighters, inclusive o grupo Português que já realizou várias atividades e gatherings.

Foi também em 2007 que os dois irmãos começaram um dos seus agora icónicos projectos e que é um bom elemento representativo do alcance que comunidades online conseguem ter – o Project for Awesome.

Project for Awesome
O Project for Awesome tem lugar em Dezembro de todos os anos e dura 48 horas.
Durante essas 48h, milhares de fãs publicam vídeos apresentando qual a sua instituição sem fins lucrativas preferida e porque deve ela ser uma das contempladas pelo projecto. É também durante essas 48h que têm lugar eventos online, nos quais vários elementos da comunidade de YouTubers se juntam, criando conteúdo, participando em livestreams e oferecendo prémios para certos valores de doações.

Por cada diferente valor de doação, existe um prémio diferente, oferecidos ou fornecidos por diferentes YouTubers envolvidos no projecto. Durante a edição de 2014, vários prémios eram referentes ao lançamento do filme de “A Culpa é das Estrelas”, como posters ou cópias de adereços.
Year
Earned
2010
$ 140.000
2011
$ 64.000 – $ 71.000
2012
$483.446
2013
$ 869.591
2014
$ 1.226.382 - $1.279.867
2015
$ 1.546.384
2016
$ 2.151.285

Como é possível ver, as doações alcançam patamares consistentemente mais elevados todos os anos, mostrando como uma comunidade online, ainda que potencialmente mais jovem, consegue ser posta ao serviço de fins solidários.

VidCon
Um evento onde líderes da indústria de vídeo online e populares criadores de conteúdo aparecem para apresentar e debater questões do setor, assim como para interagir com os fãs.
Esta convenção começou por iniciativa dos dois irmãos fundadores dos VlogBrothers e ganhou tração graças aos seus seguidores, tendo tido lotação esgotada na sua primeira edição em 2010.

Year
Venue
Attendance
2010
Hyatt Regency Century Plaza
1.400
2011
Hyatt Regency Century Plaza
2.500
2012
Anaheim Convention Center
7.000
2013
Anaheim Convention Center
12.000
2014
Anaheim Convention Center
18.000
2015
Anaheim Convention Center
19.500
2016
Anaheim Convention Center
25.500

Atualmente, assume-se como a maior convenção do tema em questão, atraindo mais de 25 mil participantes em 2016 e tendo começado em 2017 a sua expansão para novos continentes em 2017.

O fenómeno “A Culpa é das Estrelas”
O fenómeno em redor do livro escrito por John Green é um dos melhores exemplos do que uma comunidade online consegue alcançar.
Em primeiro lugar, a base de fãs do autor, quer pela sua presença online, quer pelos seus livros anteriores, permitiu não só ao maior sucesso aquando do lançamento do seu novo livro “A Culpa é das Estrelas”, como também levou a que, devido ao elevado de encomendas antecipadas, a editora que lançou o livro decidisse lançar o livro 5 meses mais cedo do que o esperado. O livro conseguiu inclusivamente chegar à posição de 84º mais encomendado da Amazon.com e à lista de bestsellers da Barnes and Noble em Junho de 2011, quando a sua data de lançamento era Janeiro de 2012.
Para o sucesso do lançamento também terá contribuído a promessa do autor de autografar as primeiras 150 mil cópias do livro, garantindo assim valor acrescentado dos primeiros exemplares.

A base de leitores inicial, já de si mais elevada do que é habitual para um livro que acaba de sair, terá permitido o crescente sucesso do mesmo, contribuindo para que se tornasse um bestseller, tendo ocupado a 1ª posição da lista de bestsellers do New York Times na categoria juvenil menos de duas semanas depois do seu lançamento. O livro manteve-se na lista durante mais de 119 semanas.
O sucesso crescente do livro ditou a decisão do estúdio FOX 2000 de, após a compra dos direitos de adaptação do filme em Janeiro de 2012, avançar com a produção do filme.

Ao longo das filmagens, o autor foi convidado inúmeras vezes a assistir às filmagens, tendo-lhe sido pedido feedback sobre as cenas realizadas. Ao longo da sua presença nas filmagens, o autor foi partilhando vídeos com os atores e da sua experiência nos cenários, contribuindo para a divulgação do filme. Dada a antecipação gerada pelo filme e dada a grande base de seguidores do autor, na altura já a rondar cerca de 2 milhões de seguidores no YouTube, que seguiam e partilhavam as novidades possíveis, tal presença online e tais vídeos terão tido, sem dúvida, grande impacto na promoção do filme.

Graças, em parte, a tal divulgação online, assim como à estratégia de promoção do filme, através de uma tour pelos Estados Unidos para a qual os fãs podiam votar nas localizações a adicionar, assim como sessões de antestreia do filme com a presença dos atores e do autor
No final, o filme, que, dada a sua simplicidade, custou 16 milhões de dólares a produzir e a promover, rendeu mais de 300 milhões de dólares a nível mundial.

Com este texto, pretende-se assim apresentar um exemplo concreto que as comunidades online conseguem ter no mundo real, contribuindo para melhorar o mundo ou para promover certos produtos, conseguindo ir muito além dos métodos tradicionais de divulgação.

Fontes:
http://www.businessinsider.com/fault-in-our-stars-box-office-phenomenon-2014-9
http://ew.com/article/2014/04/30/the-fault-in-our-stars-cover-story/
http://www.publishersweekly.com/pw/by-topic/childrens/childrens-industry-news/article/50442-fox-options-john-green-s-fault-in-our-stars.html
http://www.imdb.com/title/tt2582846/
http://www.imdb.com/title/tt2582846/business?ref_=tt_dt_bus
https://en.wikipedia.org/wiki/VidCon
https://www.youtube.com/watch?v=_f9Rkdg7BR8
http://www.nerdfighteria.com/map/

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