sexta-feira, 14 de abril de 2017

Burger King - Intencional ou um tiro no pé?



Nos últimas dias, a Burger King, uma das maiores cadeias de restaurantes especializada em fast-food, lançou um vídeo promocional de 15 segundos sobre um dos seus hambúrgueres. Ao contrário do que seria esperado, a empresa não elogia o hambúrguer nem os seus ingredientes, diz apenas que o tempo não é o suficiente e como tal deixa a seguinte questão: "Ok, Google. What is the Whopper Burger?", propondo desta forma aos utilizadores que utilizem o assistente digital da Google para saberem um pouco mais.

A questão à volta deste anúncio é muito simples: Através da tecnologia Google Home, qualquer pessoa pode ativar a funcionalidade de colocar questões, o que permite aos utilizadores questionar sobre as mais diversas coisas, sendo que a resposta é automaticamente gerada através do motor de busca wikipedia, e como é do conhecimento geral, qualquer pessoa pode alterar o conteúdo neste website.Ao que parece, a primeira linha da wikipedia, curiosamente a que é lida pelo Google Home, foi alterada nos últimos dias por uma frase a promover a qualidade dos ingredientes presentes no hambúrguer, "The Whopper is a burguer, consisting of a flame-grilled patty made with 100 presente beef with no preservatives or fillers, topped with sliced tomatoes, onions, lettuce, pickles, ketchup, and mayonnaise, served on a sesame-seed bun", e ao que tudo indica, esta alteração terá sido feita pelo diretor de marketing da Burguer King.

Esta opção da wikipedia é válida para qualquer utilizador, e por esse motivo o resultado deste anúncio rapidamente tomou outras proporções, instalando-se uma guerra de edições com várias pessoas a editar a página e a incluir comentários pejorativos sobre o hambúrguer, tais como, "pode conter cianeto", "contém pedaços de unhas", "pode causar cancro", "o pior produto da Burger King", etc.

Porém, houve empresas que não ficaram agradadas com as repercussões que este anúncio tomou. A Google, não gostou da utilização para fins publicitários que estava a ser dada ao seu assistente digital, tendo imediatamente cancelado a ativação do Google Home para este anúncio. No caso da wikipedia, as medidas tomadas passaram por bloquear novas entradas à página do Whopper, permitindo mudanças apenas a administradores autorizados.

Quem não deve ter ficado muito afectada com as dimensões que este assunto tomou foi a Burger King. Certamente que este "problema" foi antecipado pela empresa, no entanto, hoje em dia um dos principais objetivos das marcas com estas ações de marketing é ser notícia, e o certo é que este incidente está a ser falado um pouco por todo o mundo sendo publicidade constante para a empresa.
Na minha opinião, foi uma oportunidade extremamente bem aproveitada pela empresa em questão, fazendo uso das tecnologias emergentes e certamente que nos próximos tempos veremos casos semelhantes a acontecer em empresas das mais diversas áreas, uma vez que atualmente toda a publicidade é vista como boa publicidade. O que é que vocês acham? Foi uma ação intencional e bem conseguida ou a Burguer King não teve noção das repercussões que poderia ter e acabou por dar um tiro no pé?

4 comentários:

  1. Olá, Miguel. Também concordo contigo, quando a Burger King planeou este a anuncio, de certeza que a equipa de Marketing fez vários cenários possíveis sobre as suas repercussões. As marcas querem ser faladas, o ideal é serem noticia. Para aumentarem o nível de notoriedade perante os consumidores. Por outro lado, esta publicação aborda um grande problema- o conteúdo da Wikipedia pode ser alterado por quem quiser. Por um lado é benéfico, é uma forma de aumentar o conteúdo e está sempre atualizado. Mas, também pode ser publicado conteúdo que está errado, induzindo em erro os leitores.

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  2. Olá Miguel! De facto, parece-me que esta ação publicitária teve que ser pensada pela equipa de Marketing da Burguer King, pois uma marca destas nunca tornaria pública qualquer publicidade sem equacionar todos os cenários possíveis. Para além disso, e independentemente das repercussões mais negativas do anúncio, a verdade é que a marca em questão tem um grande prestígio no mercado e tal não seria afetado por uma publicidade menos conseguida, até porque, na minha opinião, criou alguma interatividade com os clientes e tal é imprescindível atualmente. Assim, ainda que se considere que o anúncio não alcançou os objetivos expectáveis, sendo a Burguer King uma cadeia tão conhecida não me parece que isto afete, de modo algum, a sua reputação, pelo contrário penso que foi positivo pois é uma marca que só pelo facto de ser falado ainda consegue tirar proveito da situação.

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  3. Olá Miguel! Quando o país mais poderoso do mundo escolha um presidente apesar de toda a propaganda negativa, quando no nosso, uma Maria Leal passa do anonimato ao estrelato ou quando a CMTV ganha audiências à custa do microfone deitado ao lago, provam que a verdade está do lado do Trump quando este afirma: “There is no such thing as bad publicity”.
    A Burguer King e o CEO de certeza sabiam disto ao utilizar duas das ferramentas mais poderosas da era digital e o tiro bem certeiro foi bem mais longe do que o próprio pé…

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  4. Obrigado pelo feedback que foram dando nos comentários. Sem dúvida que nos últimos tempos todos temos de concordar com a frase "There is no such thing as bad publicity" uma vez que tem sido uma marca das mudanças que temos vindo a verificar nos últimos anos e as grandes empresas estão atentas a isso mesmo, utilizando este tipo de publicidade como ferramenta de auto promoção e a meu ver, muito bem.

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