A Tribe app é uma aplicação criada pelo francês Cyril Paglino e um grupo de amigos, dos quais faz parte o programador português Tiago Duarte. Esta app surge como forma de contactar com os amigos em tempo real e vem, inicialmente, substituir o MSN Messenger e outras ferramentas do género que utilizam mensagens escritas. Ao contrário dessas ferramentas a Tribe usa vídeo em vez de SMS e permite uma utilização muito mais atualizada a estes tempos onde o wi-fi e banda larga são uma constante.
Segundo notícia do público: "A Tribe começou por ser uma app de mensagens em vídeo, em que as mensagens escritas eram substituídas por pequenos vídeos, mas entretanto mudou. Manteve o mesmo nome e design mas passou a dar primazia ao live, permitindo juntar no ecrã do telemóvel até oito pessoas numa videochamada em tempo real."
Esta aplicação compara-se ao Skype, ou ao FaceTime que também servem para comunicar em vídeo, contudo, o criador assegura que a Tribe se distingue por ser “mais divertida”, mais “fácil de usar” e o vídeo é “menos pesado” do que o do Messenger, do WhatsApp ou do Snapchat. Além disso, utiliza um design mais atualizado e direcionado para os mais jovens.
A Tribe é uma aplicação que se concentra nos amigos mais próximos de cada utilizador, com quem falamos no quotidiano: “As pessoas com quem falo, duas, três, quatro vezes por dia. Não quero ter uma plataforma para postar um conteúdo que não vai ter resposta. Quero uma que me permita interagir com eles.”. Pelo contrário, o Snapchat, é uma plataforma mais pública, onde se podem postar histórias, com formato de vídeo e, que se destina a centenas de amigos. É utilizado para partilhar histórias ao longo do dia, durante 24 horas.
Hoje em dia, o criador e a sua equipa estão a trabalhar num conceito ainda mais revolucionário, que permite que a mensagem que é dita no vídeo seja transposta automaticamente para legendas. A partir daí, através do conceito de "palavras mágicas", a aplicação captava algumas palavras-chave dessas frases, por exemplo, uma marca, um lugar, o nome de uma pessoa famosa e propunha um serviço no vídeo.
Aqui fica um pequeno vídeo que demonstra o que a Tribe pretende alcançar:
https://youtu.be/E6N6MZJstZ0
Mais importante do que a produtividade do serviço, o que as pessoas procuram principalmente é diversão. Os produto mais virais, na maior parte das vezes são inúteis mas muito divertidos. Se o produto é divertido, temos tendência para criar mais empatia com ele, partilhamo-lo mais facilmente do que um muito utilitário e muito inteligente, no qual necessitamos de algum tempo para perceber como funciona. Isto só mostra mais uma vez que os Millenials precisam de algo diferente, que os envolva de alguma maneira, para conseguirem criar uma relação mais próxima com as marcas. A diversão é um fator cada vez mais importante para o sucesso e diferenciação dos novos produtos.
Fontes:
https://www.publico.pt/2017/04/23/culturaipsilon/noticia/a-tribo-de-cyril-1769699
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tribe.app
Sem comentários:
Enviar um comentário