Uma estratégia de marketing fez o Burger King da Noruega
perder 30 mil fãs que seguiam a sua página no Facebook. A rede de fast food ofereceu Big Macs grátis para
os 38 mil seguidores da página que aceitassem receber um vale do lanche pelo
correio.
Junto com o vale, o cliente que aceitasse a oferta também
receberia uma carta de “despedida” do Burger King, por ter abandonado a
lealdade à marca. Vendido desde 1968, o Big Mac é o principal lanche da rede
americana McDonald's, e maior concorrente do Burger King.
O resultado foi que, 30 mil pessoas preferiram ganhar um
vale para comer no rival, e a página, que tinha cerca de 38 mil fãs, passou a
ter 8 mil.
À primeira vista, esta parece ser uma ação com pouco impacto económico para a empresa, mas a verdade é que, o Burger King acredita que essa
“limpeza” retirou aqueles utilizadores que não estavam tão interessados na
marca. Como consequência, o seu poder de envolvimento e relacionamento foi
aumentado em cinco vezes.
O que o Burger King da Noruega percebeu foi que, para eles,
8 mil fãs que interagem e defendem a empresa são muito mais valiosos do que 30
mil que a abandonariam pela concorrente à primeira oportunidade.
A grande lição que podemos retirar desta ação é que, mais do
que o número de “likes” que uma empresa tem no Facebook, é importante refletir sobre o envolvimento e o contato eficiente, que esta tem com o cliente. Números são importantes, mas, ainda assim, eles não são
tudo, e esse é um dos exemplos de marketing digital que nos faz perceber que,
no inbound, a qualidade vem antes da
quantidade.
A guerra entre as duas cadeias de fast food é longa e são vários os exemplos de campanhas de cada um dos eternos rivais que remetem diretamente para o concorrente. Este caso do Burger King na Noruega é definitivamente um bold move, porém a empresa pode considerar que o risco compensou dado o aumento de engagement com os fãs verdadeiramente fiéis.
ResponderEliminarOutro exemplo interessante é também uma campanha do Burger King em 2015, desta vez a testar a lealdade de fãs do MacDonalds, especialmente para com o hambúrguer top-seller Big Mac. A devoção ao Big Mac era tão grande que os fãs tinham tatuado o desenho do hambúrguer no corpo. O grupo foi reunido e desafiado a provar o novo hambúrguer King Burger da Burger King. Enquanto provavam o novo hambúrguer, foram surpreendidos por Ami James, um conhecido tatuador da série televisiva Miami Ink. A oferta do tatuador foi transformar gratuitamente a tatuagem do Big Mac numa tatuagem do King Burger, o hambúrguer que estavam a provar. Será que resultou?
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1b9iPdiPP6Y
Fonte: http://www.thedrum.com/news/2015/07/10/burger-king-convinces-mcdonalds-super-fans-have-their-burger-tattooed-them