domingo, 4 de março de 2018

Tendências do Web Marketing e Comércio Eletrónico e Digital


 O digital, web marketing e o e-commerce, entraram na nossa “VIDA” de uma forma completamente avassaladora, desde o início do seculo XXI.
Web Marketing e Comércio Electrónico é muito mais do que uma simples “moda e tendência” dos tempos atuais, bem mais que isso, pois com a base digital, revolucionou completamente os conceitos de marketing a todos os níveis, tangíveis, intangíveis, embalagens impressas com componentes digitais, a afins.
Se nos inícios desta nova era, qualquer empresa gostava de alardear nas suas comunicações físicas – papel carta, envelopes, cartões comercias, publicidade, flyers, etc., - um símbolo “WWW”, considerava-se uma empresa moderna, hoje esse conceito é completamente indispensável, é muito mais que isso, aliado a outros conceitos digitais, tais como os códigos de barras e, principalmente, códigos QR, permite comunicar de forma direta, dirigida, especifica e, principalmente, B2C tendo por base a Big Data acumulado até então, B2B, B2G.

Seguindo estas tendências mundiais, os profissionais dedicam cada vez mais, a sua especial atenção ao Web Marketing e Comércio Eletrónico e Digital em todas as suas vertentes já testadas pelos principais canais de distribuição e por estratégias comerciais das principais empresas mundiais.


O que se constata, as empresas estão a preparar-se e a investir nas melhores praticas, ferramentas que existem, bem assim como pessoas, constata-se a procura de empregados ligados às IT e altos salários pagos, preparando-se para os próximos anos de crescimento exponencial, consignados, cada vez mais “ver” no consumo “imediato”.
O que se prevê, e já acontece, uma maior afluência e competitividade no e-commerce em que as empresas por via do Big Data, disputam laços afetivos com os consumidores gerando informação direcionada que os influencia nas suas tomadas de decisão.


Poderemos então considerar as principais tendências:
  1. Relacionamento – Será sempre o elo mais forte deste negocio, o elo afetivo que faz com que o consumidor permaneça o mais tempo possível por via da experiência da compra, boa vs. má, do serviço ou bem adquirido. Para agradar ao consumidor, é fundamental que ele se sinta agraciado e feliz.
  2. Omnichanel – O consumidor está sentado, viaja, descansa e tem acessos a múltiplos plataformas de bens e serviços e em qualquer lugar; as plataformas direcionam o consumidor para todos os sites possíveis ao menor toque. Assim analisado, é um potencial comprador em qualquer lugar e em qualquer tempo, muito, até, por impulso.
  3. Optichanel – E-commerce do cliente à distancia de um clique, o apelo do online, o imediato, a compra não tem barreiras, a tecnologia retirou as barreiras existentes, é o mercado global pela globalização. 
  4. Equipamentos – Os smartphones são meios e ferramentas tão poderosas que cada vez mais, as empresas de comercialização de comunicações, vendem acessos/pacotes de dados, pois são eles que nos permitem “navegar” na Internet.
  5. Meios de pagamento – Com a profusão de meios de pagamento, cada vez mais seguros (paypal, cartões debito digitais, etc) qualquer momento em qualquer lado, é possível adquirir bens ou serviços.
  6. Big Data - A personalização da informação dirigida ao seu consumidor alvo, proporciona uma satisfação imediata pois o consumidor vai “ver” o que mais agrada, são os elos afetivos a funcionar por satisfação.
  7. 4ª Revolução digital - Disrupções dos modelos de negócios até então, existentes sofreram mutações profundas principalmente do modelo como os consumidores comunicam entre si.

Outro modelo de empregabilidade, também, de modelo de negocio, tem que ver a digitalização na comercialização de produtos e embalagens utilizando a tecnologia do digital.
Para atrair o cliente para um determinado bem ou produtos, são usadas todas as “armas” para captar a atenção no momento em que se soma a decisão. 

Começam agora a surgir no mercado, embalagens criadas com a utilização de EMBALAGENS DIGITAIS que podem interagir com o consumidor.
A nova tendência, denominada de Packaging & Converting Intelligence, ainda bastante dispendiosa, utiliza tintas criadas em laboratórios extremamente avançados, mas também utilização impressão de circuitos eletrónicos que reagem ao toque do consumidor.
É um mundo ainda a desbravar, mas só possível com os avanços da 4ª digitalização bem assim como pela 4ª revolução industrial a decorrer.
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3 comentários:

  1. António,desconhecia as embalagens "digitais" gostei imenso do artigo e fiquei a conhecer até onde o digital nos pode levar. Artigo interessantíssimo, vídeos fantásticos. Vou explorar este assunto. Obrigado.

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  2. Muito obrigado.

    Posso indicar alguns links s/ este tema.

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  3. Artigo interessante, não há limites para criatividade.
    Se fosse possível indicar os links agradeço.

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