Uma das suas definições diz-nos que storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, usando recursos audiovisuais simultaneamente com palavras, sendo também conhecido como “a arte de contar histórias”. Imaginemos que estamos a ver televisão ou mesmo noutros meios onde há publicidade e estarmos constantemente a ser bombardeados com sugestões para comprar produtos/serviços que, em alguns casos, mais parece que nos querem obrigar a comprar algo. Quem não prefere que estas campanhas publicitárias “obrigatórias” nos toquem e nos provoquem sentimentos em vez de nos chatearem e nos aborrecerem?
Sendo assim, de certeza que já todos assistimos a campanhas publicitárias que nos tocaram no coração ou que até mesmo nos deixaram muito felizes. Um excelente exemplo disto foi a campanha mais viral de sempre da Dove “Dove Real Beauty Sketches”, onde foi praticamente impossível ficar indiferente ou não ficar emocionado com esta, já que a campanha mostrava, resumidamente, que as pessoas se veem mais feias e com mais defeitos que os demais à volta delas, tentando mostrar-lhes que elas se preocupam demasiado com a beleza exterior e que deviam antes preocupar-se mais em aproveitar a vida e fazer as coisas que mais gostam.Numa altura em que a beleza física é cada vez mais importante no nosso dia-a-dia - ao contrário do que o que a Dove tenta demonstrar nas suas campanhas, a realidade é que cada vez mais a juventude feminina se preocupa mais com o aspeto - surge o Boticário. O Boticário é uma marca de cosméticos e perfumes brasileira que está em crescimento e cada vez mais na moda, tendo também aumentado o seu “poder” neste mundo da beleza, sendo mesmo representada por estrelas de váreas áreas.
Por ter um poder cada vez maior no mundo feminino, o Boticário utilizou esse poder para fazer uma campanha bastante emocionante e muito motivadora intitulada “Onde tem amor, tem beleza”. Esta campanha conta a história real de um casal de idade, em que o senhor decidiu fazer um curso de maquilhagem mesmo tendo mais dificuldades que os restantes colegas da turma. Apesar de eles terem mais talento que ele, o seu motivo era mais forte! Era ele que maquilhava a sua mulher já que ela tinha começado a perder a visão e deixou de o poder fazer sozinha e, como tal, ele prometeu-lhe que ia sempre tratar dela para que ela não perdesse a vaidade.
Palavras não descrevem o sentimento desta campanha, mas a mim toucou-me bastante, não sei se pelo facto de ser baseada numa história ou se pela maneira genial como foi usada para promover a marca sem promover o seu produto em específico. É de facto necessário parabenizar o Boticário por esta campanha de marketing espetacular, que apesar de recente, de certeza que se irá tornar viral pela sua linda mensagem, e por usar a sua “voz” para mostrar que, apesar de eles venderem produtos para melhorar a beleza exterior, a beleza interior também é muito importante e é algo muito importante de se preservar.
Concordo Margarida! De facto, a nova geração de consumidores está constantemente online. (segundo dados do Statista de 2016, em média os jovens passam 200 minutos por dia nestes dispositivos)
ResponderEliminarEste fenómeno é explicado pela falta de atenção que prestam a tudo o que têm acesso e apenas pararem quando são conteúdos do seu agrado, que os chamem à atenção.
Os métodos que eram utilizados pelo marketing tradicional deixaram de ter qualquer impacto no processo de compra porque apenas tinham como preocupação a venda de produtos.
Neste momento todas as marcas têm de se modernizar para acompanhar esta geração.
O Storytelling realmente é uma das novas medidas utilizadas pelo marketing digital e é claro que histórias que apelem à emoção do consumidor vão trazer consequências bastante positivas, porque permitem que este preste atenção, se lembre e não se sinta forçado a comprar algo.
Para além disso, o conteúdo deve ser muito forte, emotivo e apresentado de uma forma criativa. Deste modo a sua atenção vai ser muito maior porque vai estar a assistir a uma coisa nova. O modo como o Boticário lançou a sua campanha foi completamente de encontro a esta geração e daí ter surtido tanto efeito.