quarta-feira, 24 de abril de 2019

Storytelling - O Caso d'O Boticário

Uma das suas definições diz-nos que storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, usando recursos audiovisuais simultaneamente com palavras, sendo também conhecido como “a arte de contar histórias”. Imaginemos que estamos a ver televisão ou mesmo noutros meios onde há publicidade e estarmos constantemente a ser bombardeados com sugestões para comprar produtos/serviços que, em alguns casos, mais parece que nos querem obrigar a comprar algo. Quem não prefere que estas campanhas publicitárias “obrigatórias” nos toquem e nos provoquem sentimentos em vez de nos chatearem e nos aborrecerem?
Sendo assim, de certeza que já todos assistimos a campanhas publicitárias que nos tocaram no coração ou que até mesmo nos deixaram muito felizes. Um excelente exemplo disto foi a campanha mais viral de sempre da Dove “Dove Real Beauty Sketches”, onde foi praticamente impossível ficar indiferente ou não ficar emocionado com esta, já que a campanha mostrava, resumidamente, que as pessoas se veem mais feias e com mais defeitos que os demais à volta delas, tentando mostrar-lhes que elas se preocupam demasiado com a beleza exterior e que deviam antes preocupar-se mais em aproveitar a vida e fazer as coisas que mais gostam.


Não só a Dove sabe como nos tocar bem no coração, mas também a Coca-Cola sabe como nos fazer verter uma lágrima e, em Portugal, as próprias marcas de telecomunicações apostam muito em tocar no coração das pessoas, especialmente na altura mais sentimental do ano: o Natal.



Numa altura em que a beleza física é cada vez mais importante no nosso dia-a-dia - ao contrário do que o que a Dove tenta demonstrar nas suas campanhas, a realidade é que cada vez mais a juventude feminina se preocupa mais com o aspeto - surge o Boticário. O Boticário é uma marca de cosméticos e perfumes brasileira que está em crescimento e cada vez mais na moda, tendo também aumentado o seu “poder” neste mundo da beleza, sendo mesmo representada por estrelas de váreas áreas.
Por ter um poder cada vez maior no mundo feminino, o Boticário utilizou esse poder para fazer uma campanha bastante emocionante e muito motivadora intitulada “Onde tem amor, tem beleza”. Esta campanha conta a história real de um casal de idade, em que o senhor decidiu fazer um curso de maquilhagem mesmo tendo mais dificuldades que os restantes colegas da turma. Apesar de eles terem mais talento que ele, o seu motivo era mais forte! Era ele que maquilhava a sua mulher já que ela tinha começado a perder a visão e deixou de o poder fazer sozinha e, como tal, ele prometeu-lhe que ia sempre tratar dela para que ela não perdesse a vaidade.
Palavras não descrevem o sentimento desta campanha, mas a mim toucou-me bastante, não sei se pelo facto de ser baseada numa história ou se pela maneira genial como foi usada para promover a marca sem promover o seu produto em específico. É de facto necessário parabenizar o Boticário por esta campanha de marketing espetacular, que apesar de recente, de certeza que se irá tornar viral pela sua linda mensagem, e por usar a sua “voz” para mostrar que, apesar de eles venderem produtos para melhorar a beleza exterior, a beleza interior também é muito importante e é algo muito importante de se preservar.

Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=UZ3qOtiIodw

1 comentário:

  1. Concordo Margarida! De facto, a nova geração de consumidores está constantemente online. (segundo dados do Statista de 2016, em média os jovens passam 200 minutos por dia nestes dispositivos)
    Este fenómeno é explicado pela falta de atenção que prestam a tudo o que têm acesso e apenas pararem quando são conteúdos do seu agrado, que os chamem à atenção.
    Os métodos que eram utilizados pelo marketing tradicional deixaram de ter qualquer impacto no processo de compra porque apenas tinham como preocupação a venda de produtos.
    Neste momento todas as marcas têm de se modernizar para acompanhar esta geração.
    O Storytelling realmente é uma das novas medidas utilizadas pelo marketing digital e é claro que histórias que apelem à emoção do consumidor vão trazer consequências bastante positivas, porque permitem que este preste atenção, se lembre e não se sinta forçado a comprar algo.
    Para além disso, o conteúdo deve ser muito forte, emotivo e apresentado de uma forma criativa. Deste modo a sua atenção vai ser muito maior porque vai estar a assistir a uma coisa nova. O modo como o Boticário lançou a sua campanha foi completamente de encontro a esta geração e daí ter surtido tanto efeito.

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