O Fiverr é uma plataforma online na qual é possível comprar e vender serviços digitais oriundos de todo o mundo. O seu nome (Fiver significa nota de cinco dólares americano) resulta do preço a partir do qual esses serviços são geralmente vendidos: 5 dólares. O Fiverr tem hoje mais de 3 milhões de serviços com preços que começam nos 5 dólares mas que podem alcançar os 500 dólares.
À semelhança do que acontece no e-Bay, os prestadores (freelancers ou profissionais) podem inscrever-se gratuitamente na plataforma para vender os seus serviços. Os clientes podem procurar a categoria e o tipo de serviço que precisam. O preçário e o serviço são apresentados de forma muito clara. Os prestadores são pagos quando um cliente compra um dos serviços oferecidos.
Como a inscrição e utilização do Fiverr é gratuita, existe uma taxa de 20% que é cobrada em todas as vendas. Para o cliente, existe também uma taxa de serviço. O cliente paga 1 dólar para compras em compras até 20 dólares ou 5% do valor total da compra em compras acima dos 20 dólares.
As notas e avaliações dadas pelos clientes são muito importantes no Fiverr. Tal como acontece também no e-Bay e outras plataformas online, as avaliações permitem filtrar os prestadores nos resultados de uma pesquisa, sendo normalmente aqueles que têm mais e melhores avaliações que com aparecem nos primeiros lugares no motor de busca e assim conquistam mais clientes.
Outra vantagem do Fiverr é a diversidade. Qualquer ideia é boa para os sellsumers ganharem um rendimento extra, já que não existem limites para os serviços disponíveis. Seguem alguns exemplos mais curiosos…!
- Escrever frases motivacionais
- Dar conselhos amorosos
- Explodir balões (!)
- Ler telepaticamente a mente de alguém
- Ler as cartas e fazer planos astrológicos
- Cantar os parabéns e gravar
Olá, professora!
ResponderEliminarDesconhecia o site mas reconheço que é uma ideia incrível e inovadora. De facto, nos dias que correm tudo o que é imaginável e passível de por-se em prática, existe, nós é que nem sempre temos conhecimento!
O e-bay, como o conhecemos, é um sucesso notório de comércio eletrónico portanto diria que essa iniciativa tem mesmo tudo para dar certo. À partida talvez o público alvo nos pareça mais direcionado para os millenials ou geração Z que procuram a praticidade da escolha e o imediatismo, no entanto parece-me que qualquer consumidor, seja ele de que geração for, se irá sentir atraído por um negócio tão pragmático.
Para além disso é de realçar o facto da plataforma juntar o útil ao agradável na perspetiva dos sellsumers, como falou. Já que não existe um pagamento prévio pela inscrição, qualquer pessoa que tenha um negócio passível de ser executado pode tentar a sua sorte!
Olá, Professora!
ResponderEliminarConfesso que não conhecia o Fiverr, mas é muito bom saber que também existe este tipo de plataformas para os nossos queridos serviços, mesmo aqueles mais fora da caixa, como aqueles curiosos que referiu (fiquei chocada!).
Através duma breve pesquisa pelo site, facilmente se percebe que o leque de oferta é realmente muito variado e que pode responder a diferentes necessidades. Até mesmo para pequenas empresas que muitas vezes não têm orçamento para determinadas áreas, nesta plataforma conseguem comprar serviços a um custo mais reduzido, como por exemplo fazer um site ou o rebranding da marca.
Para além disso, o facto de conter reviews acho que é uma mais valia gigante para uma plataforma deste tipo, pois, falo por mim, não costumo comprar nada online sem ver se as reviews correspondem à oferta feita pelo vendedor e no caso dos serviços ainda mais essencial é, visto tratar-se de uma experiência.
Olá professora, outra plataforma que serve o mesmo propósito que o fiverr, embora com algumas características distintas, é o Upwork. Primeiramente o Upwork cria um espaço privado de comunicação entre o freelancer e o utilizador e a comunicação necessária para realizar o trabalho pedido pode ser toda realizada através do seu website/app. Utiliza a sua tecnologia e data science para perceber que freelancers mais de adequam à descrição do serviço pedido pelo utilizador (embora o utilizador possa pesquisar os freelancers manualmente, assim como no fiverr) e por fim dá a opção de convidar vários freelancers para submeter propostas para realizar o trabalho publicado, ao invés de o utilizador escolher apenas um freelancer e sujeitar-se às condições do mesmo. Desta forma, penso que é mais fácil encontrar alguém que tem interesse e que queira investir o seu tempo no projeto que foi publicado pelo usuário.
ResponderEliminarNão conhecia...interessante sem dúvida! Obrigada pela partilha!
Eliminar