Este ano, no meu aniversário, fui surpreendida pelos colegas de trabalho com um presente especial. Pegaram num retrato de família que eu tinha partilhado recentemente nas redes sociais, e contrataram os serviços da auto-denominada “Luísa Ilustrações”. Chegaram a ela através da conjugação de um determinado número de algoritmos e ligações dentro da admirável World Wide Web. Chegaram ao Facebook. E daí ao Instagram. Foi esta, mas poderia ter sido qualquer outra “Luísa Ilustrações” do Planeta Terra, porque a verdade é que nesta rede digital não há barreiras geográficas. Foi esta e não outra provavelmente devido a algum
electronic Word-of-Mouth, pois neste imensurável mundo da internet as recomendações de amigos (ou amigos dos amigos) costumam ser bastante valorizadas.
E voilà, eis o resultado.
Sem dúvida, um presente original, 100% personalizado, que me levou a pensar nos temas abordados em Webmarketing. Se não fosse pela Internet, a “Luísa Ilustrações” seria provavelmente mais um ser completamente desconhecido, cuja atividade profissional definitivamente não passaria por vender o seu talento a gente de qualquer lugar do mundo, ou não o faria sem quaisquer custos associados.
Isto só é possível pela desmaterialização inerente à era digital, e que se aplica tanto aos custos de produção (as ilustrações são feitas no computador) como de distribuição (o envio
standard é feito
online, e apenas caso o cliente deseje é enviado por correio, com moldura, sendo cobrados os custos adicionais). Assim, com o digital, também é tudo mais rápido e instantâneo, bem ao gosto dos Millennials. E é também a abertura dos Millennials à novidade, a experiências diferentes, à compra
online, que alimenta este tipo de negócios num mercado em que os “trysummers” potenciam a existência dos designados “sellsumers”. Porque hoje em dia qualquer um de nós pode ser “consumer” e “seller” ao mesmo tempo, uma oportunidade que vem acompanhada da dificuldade em satisfazer consumidores cada vez mais informados, ao mesmo tempo que tem de arcar com a ameaça constante de outros negócios potenciados pela inexistência de barreiras no mundo digital. Valha-nos um cliente satisfeito e os
posts começam a ser partilhados, o passa palavra acontece naturalmente, sem qualquer investimento monetário na comunicação; para quem quer dar um
boost a este eWOM, a publicidade
online permite fazê-lo a preços irrisórios. Livrem-se, porém, de ter um cliente insatisfeito que faça questão de o partilhar - e se assim for, o segredo é saber gerir.
Eu fiquei satisfeita e já fiz
share do
post em que a Luísa Ilustrações partilha a nossa foto com o comentário “grandes famílias”. Partilhei esta Luísa, mas poderia ser uma Luísa qualquer. Qualquer um de nós. Qualquer um com um computador, internet, e algo para vender. Esta é a maravilha do mundo digital e ao mesmo tempo o grande desafio.
Fontes:
https://www.facebook.com/luisacorderosailustracoes/
https://www.instagram.com/luisailustracoes/
Concordo, é bem verdade o que dizes. Este é sem dúvida o grande desafio, o de conseguir suplantar a concorrência neste mercado livre onde tudo é tão imediato. Uma boa reflexão :)
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