A Farfetch apesar de ser uma empresa de ecommerce percebeu que havia uma necessidade de reinventar a forma como o consumidor via as lojas de retalho. Em várias aulas foi discutido que os consumidores procuram cada vez mais uma experiência, sendo até uma das caraterísticas dos millenials querer viver o momento agora, ou seja, possuir uma gratificação imediata. Desta forma, uma ida a uma loja não pode ser só uma ida a uma loja, há a necessidade de tornar em algo mais. Desta forma, a Farfetch através da criação da “Store of the Future” oferece ao visitante sensações físicas e emocionais durante a experiência de compra.
A plataforma da Farfetch tem como funcionalidade ser algo rápido, cómodo e de fácil acesso em qualquer lugar que nos encontremos. Porém, na minha opinião a criação desta "loja do futuro" está relacionado em oferecer a melhor experiência para o consumidor. Esta inovação da Farfetch faz com que o consumidor veja a loja como algo diferente e inovador, que a ida aquela loja pode não ter como objetivo comprar nada em concreto, mas sim experienciar algo distinto.
Como é possível ver no vídeo, esta loja incorpora alguns aspetos do online para a realidade. Através deste reconhecimento a empresa é capaz de gerir os gostos do consumidor tanto online como offline, permitindo que o consumidor possua uma experiência de compra o mais personalizado possível. Por exemplo, o facto de pegar numa camisola na loja tem o mesmo impacto que clicar numa peça de roupa no site deles, pois a base de dados irá usar essa informação para recomendar outras peças de roupa que possa gostar, tanto na loja como na plataforma online. Ou seja, existe uma preocupação com outra das caraterísticas deste novo grupo de consumidores, que é o gosto pela personalização do serviço.
Concluindo, enquanto várias empresas físicas estão a apostar no comércio eletrónico, a Farfetch procura a inovação por outro caminho. Apesar de continuar forte no setor digital, existe uma preocupação em dar algo diferente a esta geração que está em constante procura do novo e original.
Fonte: https://aboutfarfetch.com/about/store-of-the-future/
Olá Mariana, bem vinda ao blogue! Parabéns por ter sido a primeira a postar este ano! A Store of the Future da Farfetch é de facto um bom exemplo da experiência em loja do futuro. Esta loja física funciona como complemento do negócio online e não é uma loja tradicional, não só pelas suas características digitais, mas também porque o stock disponível é limitado e os clientes não saem da loja com as suas compras. Numa lógica "research offline/purchase online", apenas funciona como montra para as compras online, que depois são comodamente levantadas na loja ou entregues em casa. Quer plataformas online (como a Farfetch) quer os retalhistas tradicionais com presença online estão cada vez mais a optar por este modelo de showrooming, com lojas físicas mais pequenas, com reduzido stock e funcionários e muito digitais...com vantagens para os clientes e para as marcas. Será que irá funcionar…?
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