O caso que se segue representa mais um exemplo do comportamento das marcas nas redes sociais perante o cenário de pandemia que enfrentamos atualmente.
O exemplo diz respeito à Audi, que publicou hoje nas suas páginas de Instagram e Facebook um pequeno vídeo, no qual desconstrói o seu logotipo, no sentido de consciencializar para a importância de mantermos a distância social e de, simultaneamente, nos mantermos unidos e solidários nas circunstâncias que atravessamos. A animação, com a duração de apenas seis segundos, é acompanhada da mensagem que se segue, uma mensagem clara e de perceção inequívoca:
“Stay at home, keep your distance, stay healthy, support each other – we are in this together. As a global company and a global community, our highest priority is to identify any opportunities to #flattenthecurve. Stay safe.” (Audi, 2020)
Considero, adicionalmente, que o uso do logotipo na construção da mensagem representa uma oportunidade muito bem aproveitada, uma vez que, tratando-se do “rosto” da marca, o logotipo poderá surgir como um veículo para que a publicação perdure por mais tempo na memória dos consumidores.
Partilham da mesma opinião?
Fonte:
Audi (2020), https://www.facebook.com/Audi.AG/videos/202863340993089/ (18 Mar 2020)
Olá Cristiana!
ResponderEliminarConcordo plenamente contigo. Muitas marcas estão a adotar a mesma estratégia que a Audi adotou e, sem dúvida, que é uma ótima forma de chamar a atenção do consumidor num altura complicada como esta. Espero que esta estratégia tenha sucesso e que consiga atingir os consumidores de forma positiva.
Olá Cristiana!
ResponderEliminarTal como a Inês, concordo com a tua opinião! De facto, muitas marcas conhecidas dos consumidores estão a aproveitar o seu alcance para passarem mensagens de consciencialização mas também de esperança/ união.
Ainda não tinha visto este pequeno vídeo da Audi e acho que está muito interessante. O facto de "desconstruir" o seu próprio logotipo para passar a mensagem que pretende é uma estratégia simples mas, ao mesmo tempo, original que fica na memória!