quinta-feira, 19 de março de 2020

Audi consciencializa para o isolamento social

O desenvolvimento dos meios digitais e o seu acesso generalizado pelas sociedades desenvolvidas vieram estimular as marcas a estarem cada vez mais presentes nas redes sociais, sendo frequente depararmo-nos com campanhas de marketing desenvolvidas com base em acontecimentos, eventos ou circunstâncias atuais, mais ou menos polémicos, e que revelam um timing perfeito.
O caso que se segue representa mais um exemplo do comportamento das marcas nas redes sociais perante o cenário de pandemia que enfrentamos atualmente.
O exemplo diz respeito à Audi, que publicou hoje nas suas páginas de Instagram e Facebook um pequeno vídeo, no qual desconstrói o seu logotipo, no sentido de consciencializar para a importância de mantermos a distância social e de, simultaneamente, nos mantermos unidos e solidários nas circunstâncias que atravessamos. A animação, com a duração de apenas seis segundos, é acompanhada da mensagem que se segue, uma mensagem clara e de perceção inequívoca:

Stay at home, keep your distance, stay healthy, support each other – we are in this together. As a global company and a global community, our highest priority is to identify any opportunities to #flattenthecurve. Stay safe.” (Audi, 2020)


Acredito que o intuito desta publicação terá sido o de fortalecer os valores da marca, reforçando o seu posicionamento e o engagement dos consumidores. Numa outra instância, poderá beneficiar da criação de novos pontos de entrada, promovidos pela eventual partilha dos conteúdos.
Considero, adicionalmente, que o uso do logotipo na construção da mensagem representa uma oportunidade muito bem aproveitada, uma vez que, tratando-se do “rosto” da marca, o logotipo poderá surgir como um veículo para que a publicação perdure por mais tempo na memória dos consumidores.

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2 comentários:

  1. Olá Cristiana!
    Concordo plenamente contigo. Muitas marcas estão a adotar a mesma estratégia que a Audi adotou e, sem dúvida, que é uma ótima forma de chamar a atenção do consumidor num altura complicada como esta. Espero que esta estratégia tenha sucesso e que consiga atingir os consumidores de forma positiva.

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  2. Olá Cristiana!
    Tal como a Inês, concordo com a tua opinião! De facto, muitas marcas conhecidas dos consumidores estão a aproveitar o seu alcance para passarem mensagens de consciencialização mas também de esperança/ união.
    Ainda não tinha visto este pequeno vídeo da Audi e acho que está muito interessante. O facto de "desconstruir" o seu próprio logotipo para passar a mensagem que pretende é uma estratégia simples mas, ao mesmo tempo, original que fica na memória!

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