quinta-feira, 26 de março de 2020

Necessidade de novos formatos online para os negócios em tempos de pandemia mundial. O impacto nos sites de serviços.

À medida que o mundo une forças para combater o atual desafio humanitário, conhecido como COVID-19, a redução abrupta da atividade económica ou o encerramento total da mesma refletem diversos desafios na gestão dos recursos.
Surge assim um desafio futuro para o mundo empresarial, novas formas de estarem presentes, de continuarem as suas atividades e gerarem receitas. A prioridade passa pelos recursos, por se reinventarem.
Com a consciência de que os consumidores, continuarão presentes, mas num novo formato, o digital. É neste momento que todas as empresas e negócios deverão reforçar a sua presença digital.

Surge cada vez mais a necessidade de criar notoriedade da sua marca, reputação e criar visibilidade para os produtos ou serviços.
Através do site que até podemos chamar de porta de entrada online do seu negócio, onde os clientes podem avaliar a empresa, comprar, reclamar, pedir apoio e até avaliar a fiabilidade da sua compra. Sem um website para redirecionar as suas vendas, não irá ter sucesso. Primeiras impressões contam, os visitantes do seu website iram ter uma opinião nos primeiros segundos.

Quanto às redes sociais sabemos que já não basta simplesmente estar ativo nas redes sociais, é necessário ter uma estratégia e gestão efetiva das mesmas. As redes sociais permitem a interação entre os negócios, com potenciais e atuais consumidores. Mais do que falar sobre o seu negócio e os produtos e serviços que oferece, participar das redes sociais passa por partilhar conteúdo que seja de interesse do seu cliente, mesmo que isso não tenha relação direta com o que a sua empresa apresenta


É neste momento que todas as empresas e negócios deverão reforçar a sua presença digital. Pois como sabemos existe um aumento exponencial da procura nas lojas e no online, com base em dados da Marktest vemos que os portugueses aumentaram o consumo de Internet em geral, com especial destaque para algumas áreas temáticas.

Além do crescimento vertiginoso da Informação (+78%, ao fim da segunda semana), registam-se também crescimentos relevantes nos sites de serviços (+23%) .
Com as pessoas em casa, as plataformas online e os serviços de delivery naturalmente serão mais solicitados. O recurso por via online tranquiliza grande parte da população que vê nesta uma solução para não ter de sair de casa e assim não correr risco de contágio.

Fontes:
https://rockcontent.com/blog/coronavirus/
https://www.marktest.com/wap/a/n/id~260b.aspx
https://fjc.pt/2020/03/25/aeconomiadovirus/

1 comentário:

  1. Olá Ana,
    Sem dúvida. Estou convicta que esta tragédia vai contribuir para um
    ainda maior boom digital e a reinvenção de muitos modelos de negócio.

    Para muitas empresas este momento está a ser uma brutal chamada de atenção, há que apostar na presença online, com estratégia de negócio e de marketing, com propósito e também com coerência. Alinhamento.

    ResponderEliminar