Como temos vindo a aprender nas aulas, uma das estratégias que podem ser utilizadas pelas marcas para divulgar os seus produtos é o
Product Placement, sendo que este pode surgir na forma de
In-Game Advertising, ou seja, a inclusão de referências de produtos/ marcas num jogo que não foi criado pela marca. Esta é considerada uma forma bastante eficaz de divulgação de produtos/marcas, uma vez que o mercado
gamimg tem vindo a crescer a nível mundial e é transversal a todas as idades.
Tendo isto em conta, em fevereiro deste ano o McDonald’s e o Pokémon Go estabeleceram uma parceria que transformou os restaurantes da cadeia de
fast-food em pontos estratégicos para os fãs do jogo, sendo que esta novidade, para já, está disponível apenas na América Latina (no Japão já existia à vários anos).
Surgem então, em determinados restaurantes, novos Pokestops e novos Ginásios patrocinados pela marca que podem oferecer recompensas e Pokémons exclusivos ou então cupões de desconto e acessos a eventos especiais do McDonald’s.
O Pokémon Go já existe desde 2016. O seu lançamento foi um sucesso gigante e desde então que a Niantic – produtora do jogo – se esforça por atualizar e melhorar o jogo para que este nunca caia no esquecimento. Esta foi mais uma jogada inteligente de marketing feita pela empresa que, neste caso, beneficia tanto o próprio jogo como o McDonald’s.
Esta não é a primeira vez que o McDonald’s utiliza a estratégia de
Product Placement ao longo dos anos. Temos como exemplo a presença da marca no filme “Kingsman – Serviços Secretos”, lançado no ano de 2014.
Fonte:
Olá Gabriela!
ResponderEliminarNa verdade, muitas marcas podem beneficiar do in-game advertising. No entanto, acho que, no caso do macdonald's, seria preferível adotar uma estratégia pull, como por exemplo os advergames. O que achas?
Olá Inês!
EliminarSim, tens uma certa razão, usar o advergames é uma boa estratégia a pensar pelo McDonald's. No entanto a marca corre o risco de essa estratégia não ser muito vantajosa porque não são jogos muito conhecidos e se calhar as pessoas não vão querer muito jogar porque já sabem que são jogos cujo objetivo é fazer-te comprar coisas no McDonald's e são jogos que são só baseados na marca e não há lá mais nada de interessante. (pelo menos é esta a ideia que tenho destes jogos)
Ter a marca presente em jogos conhecidos a nível mundial (como o Pokémon Go), sendo que essa presença é apenas em certos pontos do jogo, faz com que não se torne saturante e acho que será bem mais eficaz.