segunda-feira, 20 de abril de 2020

Somos Tod@s Digitais


Nesta época difícil que vivemos, onde os constrangimentos sociais e profissionais provocam alterações significativas na vida da população, o digital é o nosso melhor amigo. Através deste, é possível comunicar com os nossos familiares e amigos, bem como aceder a serviços ou produtos com um simples clique. 
Em Portugal, existe um número significativo de pessoas que, por diversos motivos, nunca utilizaram o digital nas suas vidas. Segundo o índice de 2019 de Digitalidade da Economia e da Sociedade ,o número de cidadãos que nunca utilizou a Internet ronda os 23% (o dobro da média da União Europeia!!). 

De forma a diminuir este número, surgiu o “Somos Tod@s Digitais”. Esta iniciativa, da qual fazem parte diversas entidades portuguesas, tem como principal objetivo ajudar aqueles que têm menos competências digitais a aceder a serviços à distância e a encontrar soluções digitais para comunicar. Na linha “Somos Tod@s Digitais” os estudantes do ensino superior é que dão a voz todos os dias da semana. Os voluntários estão disponíveis para esclarecer e ajudar quem precise de apoio na utilização de diversas plataformas de comunicação, como o  Facebook, o Instagram, o Whatsapp e o Skype, ensinado, por exemplo, a fazer videochamadas com a família ou partilhar fotografias. Inicialmente, o atendimento está a cargo de apenas 35 estudantes, contudo é importante realçar que qualquer instituição de ensino superior do país poderá contribuir com grupos de voluntários (dando preferência a estudantes ligados às áreas de informática e sistemas de informação). 
Todos podemos ajudar, porque Somos Todos Digitais!
E vocês o que acham desta iniciativa? Será que vai atingir o objetivo pretendido?

7 comentários:

  1. Olá Inês

    Acho uma iniciativa interessante. Mas, será que irá ter assim tanto impacto? Eu digo isto porque tenho uma mãe, que já tem 80 anos, que embora use a internet para ir ver emails, e de vez em quando ir ao google fazer algumas pesquisas, não passa um dia sem me telefonar para perguntar porque é que aparece a notificação x ou y:). Ou seja, tudo o que sejam novas tecnologias torna-se pouco complicado lidar com elas. Uma chamada bastará para resolver ou tirar dúvidas? Pois não sei.... . É totalmente diferente quando se está a dar explicações presenciais!

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    1. Olá Paula!
      Concordo contigo, é sempre mais fácil ensinar e aprender presencialmente. Mas, tendo em conta as circunstâncias, esta iniciativa é, sem dúvida, a melhor solução para ensinar os mais idosos a utilizar a tecnologia como meio de comunicação.

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  2. Olá Inês.
    Acho que essa é uma iniciativa espetacular! É verdade que, como disse a Paula, nem tudo é facilmente explicado através de uma chamada, mas acho que esta iniciativa é um bom ponto de partida para ajudar as pessoas que não estão tão familiarizadas com a Internet, quanto mais não seja para ajudar a esclarecer dúvidas mais simples.
    Este programa ainda proporciona uma coisa mais bonita que é a comunicação entre os mais velhos e os mais novos. Aposto que muitos velhinhos vão ligar a inventar uma dúvida qualquer só para ter alguém pra falar durante uns minutos, porque infelizmente está muita gente sozinha nesta altura.

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    1. Gabi tens toda a razão:) não me tinha lembrado desse aspeto! Sim quanto mais não seja para estarem ao telefone a conversar;)

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    2. Olá Gabriela!
      Bom ponto de vista! Nesta altura é importante que eles tenham o nosso apoio e não se sintam solitários!Um simples telefonema pode fazer toda a diferença :)

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  3. Olá Inês!
    Confesso que não conhecia mas acho uma ótima iniciativa! Tal como a Paula, também tenho algumas reservas quanto à eficácia das explicações... Para uma pessoa que nunca utilizou a Internet, penso que será muito difícil aprender (o básico) ou mesmo perceber porque se deve "carregar neste botão e depois naquele". Tenho o exemplo dos meus avós, a quem tento ensinar algumas coisas "digitais" e torna-se muito complicado, mesmo estando presencialmente com eles. O facto de ser via telefónica ainda dificulta mais porque não é possível demonstrar exatamente como fazer, são apenas indicações!
    Ainda assim, acho que este atendimento deve resultar bem para pessoas que têm dúvidas pontuais, como por exemplo não saber como ligar a câmara numa videochamada, e não têm nenhum familiar/ amigo a quem recorrer. Neste sentido, é um bom meio de ajudar pessoas com menos apoio/ mais sozinhas e melhorar o dia dessas pessoas e dos próprios voluntários!

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  4. Olá, Inês!
    Na minha opinião esta iniciativa é uma boa aposta! Como algumas das colegas referiram, claro que provavelmente grande parte da população não irá usufruir deste serviço no entanto, acho que iniciativas deste género são sempre louváveis.
    Há muitos consumidores do digital que embora usem a internet com alguma frequência não estão habituados a meios como o Zoom, MicrosoftTeams etc pois até então as circunstâncias não tinham obrigado a tal. Nesse sentido, talvez esta iniciativa seja mais direcionada para essas pessoas com dúvidas mais pontuais, como a Marta referiu.
    Com pouco se faz a diferença e o "Somos Todos Digitais" provou isso!

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