A Smurfit Kappa é
uma empresa irlandesa, líder na Europa no fabrico de embalagens de cartão
canelado e “Bag-in-Box” e o único operador em grande escala pan-regional na
América Latina de embalagens de papel e cartão canelado.
A 24 de fevereiro de 2021, a empresa lançou uma nova e inovadora gama de embalagens para o comércio online de garrafas – a eBottle - que se destina ao mercado online de bebidas e líquidos. Esta é uma gama que inclui diversas soluções sustentáveis para produtos que exijam uma ou mais embalagens, e foi concebida e desenvolvida sobretudo para a categoria de vinhos e bebidas alcoólicas, mas pode ser usada para qualquer mercado que utilize vidro e garrafas, como, por exemplo, sumos, azeite e água.
A 24 de fevereiro de 2021, a empresa lançou uma nova e inovadora gama de embalagens para o comércio online de garrafas – a eBottle - que se destina ao mercado online de bebidas e líquidos. Esta é uma gama que inclui diversas soluções sustentáveis para produtos que exijam uma ou mais embalagens, e foi concebida e desenvolvida sobretudo para a categoria de vinhos e bebidas alcoólicas, mas pode ser usada para qualquer mercado que utilize vidro e garrafas, como, por exemplo, sumos, azeite e água.
O auge do comércio
eletrónico decorrente da pandemia da COVID-19 é uma realidade em todos os setores,
incluindo o das bebidas, cuja venda online aumentou 34% na Europa (de bebidas alcoólicas).
Este aumento deu um impulso à procura de embalagens sustentáveis, fáceis de
usar e resistentes, que protejam este tipo de produto durante o seu envio.
Segundo vários
estudos, 45% dos consumidores já rejeitou uma marca devido a embalagens não
sustentáveis e, por isso, a Smurfit Kappa quer garantir que cumpre todos os
requisitos, com as suas embalagens renováveis, recicláveis e biodegradáveis e,
ainda, com o facto destas não se danificarem quando estão em trânsito, o que
garante que os produtos cheguem sempre ao destino em perfeitas condições (previamente sujeitas a rigorosos procedimentos de ensaio).
A Smurfit Kappa
lançou, então, uma ampla gama de formatos e designs, o que lhe suscitou um
reconhecimento ainda maior, permitiu melhorar o compromisso da marca, proporcionar
aos clientes uma experiência de unboxing superior e ajudou as empresas do setor
a solucionar os principais desafios para o canal online de bebidas. Entre os
desafios estão, por exemplo, evitar que o produto se danifique, apostar na
sustentabilidade, acelerar o crescimento utilizando os processos de embalagens
adequados e melhorar a experiência do consumidor, sendo este último um dos mais
importantes, uma vez que estamos perante um mercado cada vez mais sofisticado e
exigente.
Empresas online
como a InterDrinks, que vende mais de 2500 tipos diferentes de cervejas e
produtos derivados da cerveja, já estão a tirar partido deste lançamento. A Smurfit
Kappa disponibilizou-lhe uma solução de embalagem flexível e única que se
adapta a todos os seus produtos de diversos tamanhos e inclui um sistema de
automatização que monta as embalagens de acordo com o que for necessário.
Graças à implementação desta solução de embalagem e à sua automatização, a
InterDrinks conseguiu aumentar a sua capacidade de embalamento e enchimento em
66%, o que lhe permite satisfazer mais encomendas com maior rapidez.
Eu considero que este lançamento por parte da Smurfit Kappa foi muito inteligente tendo em conta a fase que estamos a ultrapassar, em que os serviços de entrega ao domicílio nunca tiveram tanta importância e exigência para os consumidores, e isso trouxe-lhe desde logo vantagem face a outras empresas do mesmo ramo, também por ter sido a pioneira na oferta deste produto. O facto de serem embalagens diferentes, cuidadas e com designs personalizáveis e fora do comum dá, também, à empresa o poder de encantar e, no fundo, criar uma ligação com o cliente! E claro, mostra-nos a forma como as empresas são capazes de reinventar os seus negócios e ultrapassar os obstáculos que surgem, com ideias inovadoras como esta...
Excelente post, Margarida!
ResponderEliminarPenso que as empresas devem apostar cada vez mais em novas formas de se reinventar, de modo a satisfazer as necessidades atuais dos consumidores, e, de facto, a Smurfit Kappa revela essa preocupação. A oferta de uma grande diversidade de embalagens com diferentes designs, mostra o esforço desta empresa em proporcionar o melhor serviço ao cliente. Para além disso, hoje em dia, o consumidor revela uma preocupação crescente com o meio ambiente, e o facto de a Smurfit Kappa apostar em embalagens recicláveis e biodegradáveis, permite que a empresa se diferencie.
Para além disso, é provável que a empresa irlandesa não tenha sofrido tanto com a pandemia da COVID-19 em comparação com empresas de outros setores... A Smurfit Kappa teve esta iniciativa inovadora e adequada aos tempos que correm, e isto, não só lhes vai permitir gerar receitas, como também satisfazer as necessidades atuais dos seus clientes!
Muitos parabéns pelo post, Margarida!
A complexidade dos hábitos de consumo exige que o trade marketing se envolva diretamente na criação de estratégias para o mercado de bebidas alcoólicas. O que a Smurfitl Kappa Europa fez foi apostar numa estratégia inovadora (criação de embalagens sustentáveis para o envio de garrafas de vidro) cujo resultado está à vista: aumento de vendas e eficiência dos clientes.
ResponderEliminarComo vemos, a Smurfit Kappa é uma empresa que se preocupa com o movimento ecológico, o desenvolvimento do marketing verde e o ciclo de vida ecológico dos produtos e esta missão da empresa foi bem conseguida com a sua visão: o comércio online de garrafas sustentáveis. Deste modo a meu ver, conciliar o ecommerce a uma estrtágia sustentável foi muito bem conseguido e este exemplo só vem mostrar o futuro do comércio online e que realmente todas a empresas devem (continuar) a apostar nele.
Bom trabalho Margarida, escolha de tema muito interessante e atual :)