quarta-feira, 24 de março de 2021

É assim que o bicho mexe

Ontem estava a ver ao direto de Instagram do Bruno Nogueira e, durante aproximadamente meia hora, assisti ao tão esperado unboxing da D. Luísa. Mas para contextualizar, vamos voltar um pouco atrás.

Todos nós conhecemos o fenómeno do “Como é que o bicho mexe. Se, por um lado, já estamos, há um ano, a par dos bons números de visualizadores, dos novos seguidores dos protagonistas e até das campanhas de solidariedade, por outro, há uma perspetiva mais recente a ser analisada: as marcas favoritas da D. Maria Luísa, mãe do humorista.

Há umas semanas, durante o direto, o Bruno e a mãe estavam a fazer a lista de compras em conjunto. A D. Maria Luísa, a certa altura, refere que as suas bolachas favoritas eram as “Maria” e o Bruno sugere que o Lidl ou outra marca faça o patrocínio e cumpra o desejo da mãe – ter bolachas Maria até morrer.

O Lidl não demorou a responder e fez uma publicação alusiva à situação: “Estamos a pensar mudar o nome das nossas bolachas em homenagem à nossa fã nº 1!”.

Claro que depois disto, a D. Luísa recebeu bolachas "Maria" de muitas marcas. No entanto, os presentes não ficaram por aqui. Desde então, esta nova “influencer” tem recebido vários produtos como uma máquina de café, peças de joalharia e cremes de beleza. E eu e mais de 50 mil pessoas cá estamos, à espera de ver o unboxing em direto.

Antes de mais, é importante destacar o timing do Lidl, que conseguiu rapidamente aproveitar o momento e a oportunidade. Para além disto, também mostrou que o anúncio de há uns tempos era verdade - "ninguém nos vende como os nossos clientes".

Em relação às restantes marcas e produtos, sem dúvida que têm no direto um grande palco: cada conta de Instagram mencionada no programa, seja de um convidado, instituição ou marca, recebe logo um grande aumento de seguidores. Ainda por cima, ficam a pertencer à narrativa que a plateia online quer ver. No entanto, sendo tantas referências ao mesmo tempo e semelhantes é possível que o propósito fique um pouco confuso e esquecido.

Gostaram da resposta rápida e oportuna do Lidl? O que acham em relação ao unboxing durante o direto do "Como é que o bicho mexe?"? É uma boa montra para as marcas?

Publicação do Lidl

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