A dicotomia tech vs. touch, muito associada ao marketing digital, pretende chamar a atenção para o facto de o uso intensivo de tecnologia levar potencialmente a uma redução das interações pessoais entre empresas e clientes, uma vez que estas passam a poder ser realizadas à distância.
Nunca como nos tempos atuais tal foi tão verdade. Devido à necessidade de manter o distanciamento social, o Marketing Low Touch, com base digital, irá ser cada vez mais decisivo. A comunicação online, o e-commerce, o big data, os assistentes virtuais, a automação e a inteligência artificial serão cada vez mais importantes nas estratégias de marketing, sobretudo em serviços.No entanto, o high tech e o high touch podem não ser necessariamente realidades opostas. A atual geração de consumidores prefere marcas que conseguem combinar os dois. Se a pandemia acentuou o low touch, para manter o envolvimento e impedir o afastamento dos consumidores, é exigido às marcas que sejam cada vez mais high touch e mostrem o seu lado emocional, mesmo que à distância. Ao longo do último ano, com mais ou menos humor, com mais ou menos hashtags, o vírus foi fonte de inspiração para muitas marcas que se humanizaram e desenvolveram campanhas de prevenção, promovendo p.e. o distanciamento social e demonstrando apoio aos profissionais de saúde.
Cada vez mais, e principalmente nos atuais tempos high tech e de pandemia, os consumidores querem que as marcas, para além de venderem produtos e serviços, defendam valores com significado, relevância e com os quais estes se identificam. O propósito personifica as marcas, pois, cada vez mais, se compra um produto, uma marca ou serviço, pelo que nos transmite e o que entrega de volta à sociedade e não só pelo que o compõe. Com o sucesso e ubiquidade atingidos pelas ferramentas digitais, são os consumidores que condicionam a forma como as marcas agem, quais os seus valores e causas a que se associam, fazendo com que estas não só se superem, mas também ajudem a criar um mundo melhor... e mais high touch!
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