Foi conhecido que em 2022 o Google vai remover os “cookies de terceiro” do Chrome. Importa esclarecer que cookies são pequenos arquivos que guardam durante um período de tempo o que o utilizador está a visitar na internet. E que o Chrome é o navegador utilizado em praticamente 70% dos computadores de todo o mundo.
Com estas noções esclarecidas percebemos que os anunciantes vão ter de mudar a sua estratégia de segmentação de anúncios digitais pois esta ferramenta de rastreamento não vai estar disponível. Como se acredita que os hábitos do utilizador não vão alterar, deixar de preferir o Chrome, vai ser necessária uma revolução na indústria da publicidade digital. Foram apontadas várias alternativas a este problema, mas nenhuma delas é uma solução a longo prazo. Como é o caso de: amadurecer técnicas de gestão de dados já existentes de forma a aprender os hábitos do visitante e depender de interações nas redes sociais e cliques em enews.
Na minha opinião esta decisão da Google vai impactar bastante
os anunciantes, contudo acredito que venha numa linha de proteção do consumidor,
que no mundo digital está muito suscetível. Qual é a vossa opinião?
Olá, Catarina,
ResponderEliminarEntendo quando dizes “Na minha opinião esta decisão da Google vai impactar bastante os anunciantes, contudo acredito que venha numa linha de proteção do consumidor”, contudo, custa-me a acreditar que a Google esteja verdadeiramente preocupada com os consumidores. Talvez esteja a ser apenas um pouco cética.
Tal como tu, penso que nem as empresas/marcas nem os consumidores vão migrar para outros canais que não o Google Chrome. Ainda assim, acredito que possamos estar perante o fim das cookies, mas algo novo surgirá para de alguma forma ser possível fazer monitorização dos consumidores.