quarta-feira, 27 de abril de 2022

O fim das Third Party Cookies e a procura de novas formas de publicidade direcionada online

Em 2022, a Google irá gradualmente desativar os cookies no seu browser, trazendo uma grande mudança motivada pela crescente preocupação com a privacidade dos dados e pelo maior controlo pelas entidades legais da utilização de dados por parte das grandes empresas.

Existem dois tipos de cookies, os First party cookies e os Third party cookies e serão estes segundos que serão desativados, uma vez que este pedaço de código textual é responsável por recolher informação dos utilizadores em fontes terciárias à organização.
Por exemplo: Os dados de login memorizados que utilizamos para aceder ao Facebook são um first party cookie, utilizados pelo domínio próprio. As third party cookies são igualmente informações retidas sobre a nossa atividade online mas desta vez por empresas externas àquele domínio. As Third party cookies conseguirão rastrear a nossa atividade no website, e essa informação pode depois ser utilizada pelas marcas para direcionarem os seus produtos para nós de diversas formas, por exemplo através das redes sociais. 



A maior implicação para o marketing será que a partir de 2022 as pesquisas dos utilizadores no browser da Google não poderão ser rastreadas por empresas que não a Google, e assim tornará  muito mais difícil às empresas direcionarem as suas campanhas de marketing ao consumidor alvo, através de dados recolhidos neste browser. Isto torna-se ainda mais relevante porque os restantes browsers 
(Safari e Firefox)  que compõem o total agrupado de 99% dos browsers mais utilizados, ja não permitiam esta rastreabilidade.

A Deloitte explora os caminhos seguidos pelos responsáveis de marketing de empresas em franco crescimento, que explicitam a necessidade do desenvolvimento de bases de dados de informação primária que melhor agreguem informação sobre o cliente através de estratégias que podem envolver programas de fidelização, gamificação e IA.

Será interessante acompanhar a evolução e aprendizagem resultante das estratégias que as empresas venham a desenvolver e quais os caminhos que utilizados para chegar aos consumidores.

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