A Amazon continua imparável, mesmo no mundo físico. Depois de abrir as lojas Amazon Books em 2015 (entretanto encerradas), da compra da rede de supermercados Whole Foods em 2017, da abertura da primeira loja física de conveniência Amazon Go em 2018 e da recente expansão do seu supermercado de marca própria Amazon Fresh, a Amazon entra agora no retalho físico de moda com o lançamento da sua primeira loja de roupa, a Amazon Style, em Los Angeles.
A loja segue a filosofia omnicanal de experiências anteriores. Quem chegar à loja encontrará em exibição peças de um único tamanho e cor. Ao fazer o scan do código QR associado a uma peça do seu agrado, o cliente poderá definir as opções desejadas em termos de tamanho e cor e, em poucos minutos, será notificado através do seu telemóvel assim que as peças estejam disponíveis no provador.Para finalizar as compras, os clientes podem usar o Amazon One, sistema anunciado em 2020 e que permite o uso da palma da mão para reconhecimento da impressão digital e posterior pagamento. Para funcionar, os scanners utilizam a tecnologia de computer vision e geometria de profundidade, para processar a informação recolhida, que tem em conta a forma e tamanho de cada mão. Nos registos da Amazon, cada mão está associada a um cartão de crédito e a uma conta da Amazon. O sistema de pagamento está também disponível nas lojas Whole Foods. Embora durante a pandemia se tenha registado um aumento histórico do volume de transações efetuadas através da tecnologia contactless, o sistema Amazon One leva o conceito a outro nível.
De acordo com a Amazon, a privacidade dos dados está garantida. Além disso, os clientes podem apagar
toda a informação do sistema em qualquer altura. A empresa refere ainda que a palma da mão é
apenas um elemento de autenticação para além de, por exemplo, a
impressão digital.
Não é a primeira vez que a empresa fundada por Jeff Bezos testa sistemas de pagamento para lojas físicas. Na Amazon Go, a empresa tem testado tecnologias que permitem o pagamento sem ter necessidade de passar um cartão. Nestas lojas, à entrada o cliente passa o smartphone num género de torniquete, que reconhece o código QR, e assim se inicia o processo de compra – desde que tenha a aplicação Amazon Go instalada no telefone. Não há registos de produtos no final ou transações de cartões, é só pegar nos produtos pretendidos e sair da loja. Tem também vindo a desenvolver o Amazon Pay, um sistema de pagamento digital (wallet) que os consumidores podem usar em lojas não detidas pela marca.
Estamos cada vez mais próximos do dia que os filmes de ficção científica têm antecipado, vendo anúncios personalizados para cada um de nós, sendo tratado pelo nome nas lojas e, um dia destes, já nem precisamos de voltar a casa quando nos esquecermos da carteira ou do telemóvel, pois poderemos pagar as compras apenas com a palma da nossa mão.
Será que esta tecnologia vai vingar? Como irão reagir os consumidores? As compras por impulso vão crescer? Os dados partilhados permitirão à Amazon antecipar as decisões de compra dos clientes? Será que na Europa do GDPR o sistema vai ser fácil de implementar?
Adorei essa ideia, primeiro o Amazon One facilita imenso a vida, o facto de não precisar sair com todos os cartões e uma carteira cheia de coisas já é muito bom. Penso que é ainda mais seguro, o reconhecimento das digitais na palma da mão é exclusivo e único, pode evitar qualquer fraude.
ResponderEliminarAs compras na loja de Style, a mim é uma excelente ideia, não gastar tempo em loja a procurar o tamanho certo é otimizar o atendimento dos serviços. Ter a facilidade de escolher a roupa só de olhar, ter já o tamanho certo a esperar nos provadores e outras facilidades que a ideia oferece é mesmo inovador e incrível! Amei as duas propostas da Amazon!!