Nesta loja o processo de compra é facilitado: os clientes apenas precisam de descarregar a app ou digitalizar o QR code à entrada da loja e retirar os produtos das prateleiras, concluindo, assim, automaticamente a sua compra. A tecnologia assegura que o pagamento é feito de forma automática, por se ter feito a associação a um cartão de crédito inicialmente.
A nova loja mede 20 metros quadrados e os clientes vão ter à sua disposição produtos de conveniência para consumo imediato, como snacks saudáveis, doces, barras energéticas e bebidas, entre outros artigos. O objetivo é, numa segunda fase, aumentar o catálogo para incluir refeições saudáveis, gelados e bebidas refrigeradas.
Esta sofisticação tecnológica visa facilitar a experiência dos consumidores, visto que permite-lhe fazer compras sem ter de digitalizar o código de barras, esperar em filas de caixas registadoras ou ter de fazer pagamentos com meios físicos.
Esta tecnologia permite testar soluções que otimizam as operações, como por exemplo, a automatização de stocks e a monitorização de produtos na loja, e o formato permite também testar novas tendências de consumo.
Depois deste formato ter sido testado pela Amazon e, cá em Portugal, pelo Continente, chegou a vez da Galp experimentar numa loja de conveniência instalada num posto de abastecimento. Que acham deste novo formato? Acham que mais marcas poderão aderir a esta tendência? E em relação aos recursos humanos? A generalização deste tipo de lojas pode vir a aumentar o desemprego... Deixem a vossa opinião nos comentários. 👇
Fontes:
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2022-05-26-galp-abre-loja-de-compra-autonoma-num-posto-de-abastecimento/
https://marketeer.sapo.pt/galp-inaugura-loja-inteligente-em-lisboa-e-so-entrar-e-sair/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=linkedin
Olá Ana! Acho este conceito muito interessante para lojas de conveniência, possibilita a prestação de um serviço mais rápido e de fácil utilização. Em viagem se todos os processos forem otimizados, o consumidor irá sem dúvida voltar mais vezes aquela loja em viagens futuras. E penso que os recursos humanos também estão assegurados, uma vez que é sempre necessário alguém disponível para reposição e segurança da loja. Já para não falar em todos os envolvidos na criação do processo tecnológico. Obrigada pela partilha!
ResponderEliminarBoa tarde!
ResponderEliminarEste tipo de loja é o futuro! O principal problema é os recursos humanos. Claro que será impossivel todas as lojas serem 100% autónomas, mas com o evoluir da técnologia e com a integração digital cada vez mais forte no nosso dia a dia isto tornar-se-á uma realidade!
Obrigado!
Olá Ana. Super interessante! Só vejo um problema, além do que referes acima do desemprego... que é: a questão das pessoas sem acesso a este tipo de tecnologia. O meu avô, por exemplo, com 80 anos e sem acesso a smartphone, QR codes e afins, não vai poder usufruir da experiência. Penso que este poderá ser um problema a ter em conta. No entanto, parece-me uma excelente ideia! Um sistema inovador, prático e que, certamente, vai tornar o processo mais rápido e cómodo. Obrigada!
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