Como forma de iniciar a minha participação no Blog considero essencial relembrar alguns conceitos essenciais acerca do comercio eletrónico: conceitos, vantagens e desvantagens.
O termo comércio eletrónico ou e-commerce aplica-se às atividades comerciais como a compra e venda de produtos e serviços, levadas a cabo através de sistemas eletrónicos como a internet e redes de computadores. Assim, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.
Este é atualmente um dos mais importantes fenómenos da Internet que tem verificado uma rápida expansão à medida que o mundo muda cada vez mais para uma cultura digital e que prevê continuar a expandir-se fortemente. Segundo relatórios recentes do Statista mostram esta tendência de crescimento ascendente e revelam que as vendas globais de comércio eletrónico chegarão a US 6,3 triliões em 2023.
Muitas pessoas consideram as vendas online como uma possibilidade para ganhar dinheiro extra e para conquistar a tão sonhada liberdade financeira. Sem dúvidas que esta modalidade de vendas é uma excelente maneira de alcançar esse plano, mas, para que tal seja possível, é necessário se ter em conta as suas vantagens e desvantagens uma vez que, esta nova tendência afeta de uma forma direta o comportamento de compra.
A maior e mais importante vantagem que o e-commerce oferece é a possibilidade de chegar ao mercado global, satisfazendo a procura nacional e internacional deixando de existir limites geográficos. Com a ajuda do e-commerce, qualquer empresa ou individuo pode vender ou comprar produtos e serviços sem terem de se deslocar.
Para além disso, no comercio eletrónico as restrições de tempo são inexistentes durante a condução dos negócios permitindo realizar transações comerciais 24 horas por dia, bem como durante os feriados e fins de semana, aumentando de uma forma significativa o volume de vendas e os resultados.
Para aqueles que pretendem vender os seus produtos e serviços através desta modalidade beneficiam de uma redução significativa de custos associados ao marketing, atendimento ao cliente, processamento, armazenamento e controlo de stock e, para além disso, diminui os custos em infraestruturas necessárias para o negócio, como a configuração de lojas físicas, aumentando assim as suas margens de lucros.
No entanto, embora existam muitas vantagens para os empresários em criar um negócio e-commerce, é igualmente importante deixar claro que existem algumas questões neste ramo de atividade que também devem ser consideradas, como por exemplo, a insegurança sentida por parte do consumidor. O consumidor online caracteriza-se por ter menos aversão ao risco do que o consumidor das lojas físicas (Allred, Smith e Swinyard, 2006), na medida em que a realização das compras pela Internet está sempre associada ao risco, desde o acesso indevido a dados do cartão de crédito, às políticas de devolução, ou ao risco da encomenda não ser entregue ou ao risco de o próprio produto/serviço não corresponder às expetativas. (Dubelaar, Jevons e Parker, 2003) Assim, torna-se fundamental para um empreendedor convencer o cliente da qualidade dos seus produtos e transmitir confiança da sua prestação.
A forte dependência das tecnologias para a realização da venda ou compra do serviço também corresponde a uma desvantagem para ambos os interlocutores pois os vários problemas associados à internet, como por exemplo, a fraca conexão com a mesma, poderão tornar esta experiência negativa.
Então, após apresentar alguns dos convenientes e inconvenientes de e-commerce, consideram vantajoso para os empreendedores recorrerem a esta tendência?
Na minha opinião, o comercio eletrónico é uma excelente forma de potenciar o negócio atuando em diversos nichos e possibilitando o empreendedor de obter melhores resultados. Contudo, como em qualquer negócio existem riscos associados e, desta forma, é muito importante que antes de se iniciar o projeto de e-commerce se faça um balanço dos custos/benefícios e que se realize um estudo muito criterioso.
Que mais vantagens e desvantagens consideram ser importantes refletir num início de vendas online? E para o consumidor como nós, quais acham que são as maiores desvantagens no universo high tech? Já tiveram alguma experiência desagradável?
Fontes usadas:
https://pwm.pt/o-que-e-e-commerce/
https://dlojavirtual.com/e-commerce/comercio-eletronico-vantagens-e-desvantagens/
https://ecommercenews.pt/as-vantagens-e-desvantagens-do-e-commerce/
Obrigado pela partilha Diana.
ResponderEliminarNa minha opinião considero que sim, pois recorrer ao comércio eletrónico (e-commerce) é uma mais valia como uma forma de expandir os negócios e aumentar suas vendas. Algumas das razões a elencar são: o acesso a um mercado maior, a redução de custos, a flexibilidade, entre outras. Pese embora o e-commerce ofereça muitas vantagens para os empreendedores, é importante lembrar que também existem desafios e inconvenientes associados a essa forma de comércio. Assim, é importante que os empreendedores avaliem cuidadosamente as vantagens e desvantagens do e-commerce antes de decidirem se essa é a melhor opção para os seus negócios.
Olá Diana!
ResponderEliminarDe facto, indo de encontro ao que temos falado, vivemos numa era dependente do comércio eletrónico. Para os negócios parece que o comércio eletrónico é efetivamente bastante importante visto que tem trazido bastantes vantagens tal como tu referiste, no entanto, a meu ver, tal como já foi referido aqui, estamos numa época tech e pouco touch o que a mim me preocupa por medo da não sobrevivência de alguns negócios locais ou a desvalorização da função do ser humano na interação comercial, porém, tal como foi referido na aula, há evidências de que a nova geração, a Z, demonstra interesse em compras em loja online e físicas, optando por uma estratégia mais híbrida, o que acaba por reduzir as tendências anteriores, contudo é necessário garantir que as lojas fisicas se adaptam a novas necessidades mas essa questão já é outro assunto.
Para além disso, tal como tu dizes, existem cada vez mais riscos associados ao comércio eletrónico, parecendo quase como que em vez de potenciar negócios, as novas tecnologias têm vindo a potenciar fraude. Aliás, nitidamente há uma correlação entre o aumento das vendas por e-commerce e o aumento das fraudes online. Segundo um artigo da Forbes de 2022, "em 10 mil euros de transações online 14,50 euros são alvo de fraude em Portugal" e ainda "de acordo com o Banco de Portugal, as tentativas de fraude online aumentaram 65% desde 2019".
Não me interpretem mal, eu sou a favor do comércio eletrónico e de todas as vantagens que este acarreta mas, enquanto consumidora, o perigo de sofrer de phising, de account takeover ou de botnet assusta-me e assusta-me também que seja uma realidade cada vez mais presente e ''normalizada".
Obrigada pela tua partilha!
Olá Diana, bem vinda ao blogue! O e-commerce assume um peso cada vez mais importante no negócio das empresas. Com a pandemia, teve um crescimento exponencial, "forçando" empresas mais hesitantes e mais pequenas a passarem a ter uma presença online. Para além das vantagens e inconvenientes que enumerou, acrescento o contacto (mais) direto com os consumidores, numa lógica direct-to-consumer, sem intermediários. Algo que pode ser uma oportunidade para as empresas que saibam tirar partido desta, mas que pode também constituir uma ameaça de a situação for mal gerida. Obrigada pela partilha!
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