quarta-feira, 31 de maio de 2023

Redes Sociais e Educação Ambiental

A atividade humana tem conduzido o planeta para um futuro insustentável. Aumentar a velocidade da transição para uma economia mais circular, ceder a passagem aos comportamentos sustentáveis, travar junto das emissões de CO2 e reduzir nos gastos de energia e no consumo de água torna-se imperativo em todos os setores de atividade.

É fundamental que a sociedade exerça um papel consciente e cada vez mais ativo no combate às alterações climáticas e o conhecimento é um fator-chave para implementar essas mudanças de comportamentos e consciencializar as pessoas.

A Educação Ambiental é imprescindível. 

Esta não é uma preocupação nova mas a urgência climática e o clima de instabilidade ambiental que se vive nos últimos anos têm tornado ainda mais urgente a inclusão, nos planos curriculares, de uma disciplina dedicada ao ambiente e à sustentabilidade e não só.

A Educação Ambiental não se dever limitar às paredes das salas de aula ou a um setor específico. Existe ainda um problema de iliteracia ambiental junto dos adultos que tem de ser mitigado. Este é um trabalho que pode – e deve – ser feito em várias frentes.

Um excelente exemplo de uma rápida forma de propagação de informação são as redes sociais. Fazem parte da rotina das pessoas e todos os dias atraem novos curiosos. Estes portais são conhecidos por conterem muita desinformação, mas também podem ser aliados e utilizados como um portal consciente e apelar à reflexão sobre os impactos da nossa atividade, promovendo uma mudança de comportamentos e uma participação ativa. 

Um excelente exemplo é a Ethica.pt – Sustainable Fashion Hub. Apesar de estar ligada a um setor específico, a moda, e ser um serviço de comunicação, utiliza a sua rede social para promover a aprendizagem sobre a sustentabilidade nesta indústria. Informação acessível, de fácil compreensão e está constantemente a transmitir informação fiável e séria sobre a moda ética e sustentável. Claramente as marcas e as empresas deste setor, tem cada vez mais a preocupação de se tornarem “verdes”, mas têm pela frente o desafio de melhorar os seus processos. 




A viagem para um futuro sustentável ainda é longa, mas o conhecimento é o melhor aditivo que temos para acelerar o processo e atingir as metas.

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