sábado, 24 de fevereiro de 2024

Product Placement - Caso do McDonald's na nova temporada dos Morangos com Açucar


Como todos sabemos, o público sempre foi bombardeado com anúncios televisivos, publicidades repetitivas e invasivas, que tentam vender-lhes algo, quer seja por rádio, televisão ou mais tarde pela Internet e outros canais de comunicação. Com o passar dos anos houve uma grande mudança de comportamento dos consumidores face à publicidade, passaram a ter tolerância zero para manipulação comercial e para o chamado marketing tradicional.

Aqui surge o Product Placement uma introdução suave e natural dos produtos e respetivas marcas em filmes, séries, videoclipes, programas televisivos e de entretenimento. É como um “fantasma” no meio das cenas que tem como objetivo unir a divulgação do produto à confiança que o programa estabelece com o consumidor.

Esta estratégia tem sido muito útil para as empresas, pois consegue promover um produto/marca de forma muito subtil através da atuação normal dos atores com o produto/serviço, o produto/serviço faz parte da cena e muitas vezes o público nem se apercebe que é publicidade. Só o facto de um personagem que lhes agrada estar a experienciar um novo produto, ou um novo serviço, suscita curiosidade. Já para não mencionar o facto de certos filmes ou séries mais impactantes para nós, nos fazerem querer imitar as nossas personagens favoritas.

O product placement pode ser feito de forma direta ou indireta:
  • Direta: Maior interação com as personagens, por exemplo a personagem que conduz um BMW.
  • Indireta: Aqui não existe muita interação, mas a presença do produto é muito visível, nos filmes ou séries há sempre uma lata de Coca-Cola no cenário.

Que melhor forma de ganhar a atenção de um grande público de forma rápida do que um programa de entretenimento visto por milhares de pessoas?

Apesar de atualmente estar mais em voga, esta estratégia publicitária já vem desde os inicio do séc. XX, sendo que o primeiro filme em que surge foi em 1919, chama-se “The Garage” em que o produto que se tenta destacar é um posto de gasolina que aparece em várias cenas como background.

No passado ano 2023, a TVI foi marcada e constantemente tema de assunto devido ao regresso da série infanto-juvenil “Morangos Com Açúcar”, com a qual a Geração Z cresceu e tem uma forte relação. Este programa televisivo de 2003 a 2012 teve um sucesso inigualável na TVI, tornou-se uma marca, com a qual muitos de nós temos uma enorme afinidade, marcou as nossas gerações.

E é a meio da nova temporada que surge o product placement do McDonald’s, há inúmeras cenas em ambas as temporadas passadas na esplanada de um McDonald’s, em que o elenco atua partilhando a sua sharebox McNuggets. Falo por mim, cada vez que via um episódio, dava-me vontade de encomendar comida do McDonald’s e claro que o fiz uma ou duas vezes.



Surge então uma parceria McDonald's & “Morangos com Açúcar”, e que a multinacional de Fast Food, cria o “McMenu Morangos” destacando os produtos mais procurados pelos jovens portugueses, passando a estar disponível em 195 restaurantes em Portugal.

Com o product placement na série da TVI, a cadeia de fast food pretende chamar a atenção dos jovens para a sua marca e para novos menus disponíveis, com toda uma campanha por detrás relativamente ao “share”/”un-share” e mostrar que está presente no dia a dia desta geração mais jovem, como consumidores ou mesmo trabalhadores, como diz Sérgio Leal, diretor de marketing da McDonald's. 

Depois do product placement realizado na série Morangos com Açúcar, o Mc Donald's lançou nas suas redes sociais (youtube, instagram e tiktok, algumas campanhas publicitárias à série da TVI e ao seu novo menu relativo aos Morangos.

Esta nova temporada da série infanto-juvenil da TVI encontra-se também disponível no digital, no Amazon Prime vídeo, para que ninguém perca um único episódio. Ao aderir ao Amazon Prime video, os fãs de Morangos com Açúcar tem a vantagem de puder ver a temporada toda de uma vez ao contrário de quem assiste na televisão que apenas tinha um episódio por semana. 

3 comentários:

  1. O uso crescente do product placement como uma estratégia publicitária eficaz, aproveita de facto a mudança de comportamento dos consumidores em relação à publicidade tradicional.
    A parceria entre os Morangos Com Açúcar e o McDonald's, ilustra como essa técnica pode ser integrada de forma subtil, porém impactante, no entretenimento. Apesar disso, a exposição da marca a um público-alvo concreto foi feito de forma suave e inteligente.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana, achei a tua publicação bastante interessante.
    Ao longo dos anos, os métodos tradicionais de publicidade têm enfrentado desafios de aceitação, e o Product Placement surge, precisamente, como uma resposta mais integrada e menos intrusiva. A inserção dos produtos e marcas nas cenas de programas populares, como dos Morangos com Açúcar, representa uma oportunidade para as empresas promoverem os seus produtos de uma maneira mais subtil, aproveitando a conexão emocional que os espectadores têm com as personagens.
    No entanto, a eficácia dessa estratégia não está isenta de desafios. As críticas sobre a autenticidade e a representação de corpos reais podem ser um ponto de reflexão para as marcas, apesar do sucesso inicial. O Product Placement, quando feito com sensibilidade, pode ser uma ferramenta valiosa, mas também destaca a importância de manter um equilíbrio entre a publicidade e a integridade do conteúdo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana! Ótima publicação :) Sou fã das séries antigas dos morangos com açucar e tive de ver a nova!

    Já conhecia o caso, mas a tua publicação quase me faz lembrar de alguns momentos em que nos antigos morangos com açucar faziam algum tipo de publicidade. Com muita pena minha é difícil encontrar algum link que consiga mostrar alguma dessas publicidades. Mas, como fã dos morangos com açucar, consigo-me lembrar de uma loja da Optimus (empresa de telecomunicações que foi depois comprada pela NOS) que aparecia num dos cenários utilizados nas séries 7 e 8. Também me recordo da Nintendo Wii ter sido falada em algum episódio da série 9, em contexto disfarçado no qual as personagens convidavam outras para jogar. Se não estou em erro, também a sumol era muito presente na série.

    Com isto, arriscaria-me a dizer que este tipo de publicidade sempre assentou muito bem em séries infanto-juvenis. Parece-me que nem temos muita margem para considerar estas publicidades como descaradas porque tanto a McDonald's, como a Sumol, a Nintendo, e até a Optimus (numa altura em que os tarifários funcionavam de outra maneira e as maensagens eram bem mais importantes que as redes sociais), representam marcas que muito dizem aos jovens.

    ResponderEliminar