segunda-feira, 29 de abril de 2024

Seguros no Metaverso: “Descobrir novas dimensões é estar ok!”

A Ok! Seguros foi a primeira seguradora portuguesa a revolucionar a relação entre os consumidores e os seguros, investindo numa realidade mais inovadora e tecnológica – o metaverso.

O metaverso é uma tecnologia que permite gerar experiências imersivas e interconectadas, nas quais os utilizadores podem interagir entre si e com objetos digitais de uma forma aparentemente real. Nesse sentido, a Ok! Seguros criou a “Cidade Ok!”, uma cidade virtual que materializa todos os seguros oferecidos pela empresa.

 

A “Cidade Ok!” está organizada em sete quarteirões que representam as diferentes áreas nas quais a seguradora atua: casa, saúde, auto, moto, biker, viagem e acidentes pessoais. Nesta cidade virtual, os utilizadores podem participar em experiências interativas para reconhecerem a importância e as particularidades de cada seguro. Além disso, o metaverso está integrado com o site da empresa e com um simulador online, de forma a facilitar a aquisição dos seguros.



Os consumidores conseguem aceder à “Cidade Ok!” através do website da seguradora, mas também numa loja física fundada especialmente para este efeito. Neste espaço, os clientes têm a oportunidade de vivenciar o metaverso de uma forma mais envolvente, utilizando óculos de realidade virtual e comandos. Segundo o CEO da empresa, esta estratégia inovadora pretende tornar a “experiência com os seguros mais simples, mais próxima, mas também mais cativante”.


O que acham do investimento da Ok! Seguros no metaverso? Será que, cada vez mais, as empresas vão apostar nesta tecnologia para aumentarem a sua notoriedade no mercado?


Fontes:
https://okteleseguros.pt/metaverso
https://marketeer.sapo.pt/metaverso-recebe-cidade-ok-da-seguradora-do-grupo-fidelidade/
https://www.forbespt.com/ok-seguros-inaugura-em-lisboa-a-primeira-flagship-store/
https://eco.sapo.pt/2024/04/28/mais-seguradoras-vao-apostar-no-metaverso-para-se-aproximarem-dos-seus-clientes/

1 comentário:

  1. Olá Inês!
    O metaverso já começa a ser uma realidade não tão distante assim, e segundo a AICEP Portugal, o “metaverso empresarial é uma oportunidade para que as empresas de vários setores possam ganhar vantagens competitivas.” Este poderá ter impacto nas empresas, nomeadamente no marketing omnicanal, inovação, entre outras. Com o metaverso podem surgir novos modelos de negócio, bem como serviços/produtos [1].
    A MEO foi a primeira operadora a aderir ao metaverso, sendo que criou o “metaverso MEO Empresas, onde os visitantes podem passear por uma cidade, ir a consultas médicas, relaxar num hotel e também interagir com objetos, por exemplo conduzindo carros, e procurar as melhores soluções para os seus negócios” [2].
    Futuramente o metaverso poderá trazer vantagens para as empresas, mas também será necessário olhar para os seus riscos.
    A título de curiosidade, deixo aqui um artigo do Público, de 2023 intitulado de “Metaverso: o mundo prepara-se para uma nova revolução”, onde são apresentados alguns dados sobre o metaverso.

    metaverso MEO Empresas: https://www.meo.pt/empresas/metaverso?blog=conceito-metaverso-impacto-empresarial
    Metaverso: o mundo prepara-se para uma nova revolução: https://www.publico.pt/2023/04/11/estudiop/noticia/metaverso-mundo-preparase-nova-revolucao-2038673

    [1] https://www.portugalexporta.pt/noticias/metaverso-empresarial
    [2] https://blogempresas.meo.pt/o-conceito-de-metaverso-e-o-seu-impacto-252001

    ResponderEliminar