Já aqui no blogue uma das publicações abordou o meteoro que passou pelos céus Portugueses a 18 de março. A publicação que hoje vos trago, aborda o mesmo tema de um prisma diferente.
As redes sociais transbordam de conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) e eventos distintos, como é o caso da passagem do meteoro, tendem a propiciar a criação de conteúdo pelo utilizador.
Foram variados os vídeos e fotografias partilhados com a captura deste momento, entre os quais destaco o vídeo de uma jovem portuguesa de 19 anos: Mila Refacho.
O vídeo gravado e partilhado por esta jovem viralizou pelas redes sociais, tendo obtido milhões de visualizações. Inclusivamente, foi partilhado por Will Smith!
A internet teve, de facto, o enorme potencial de transformar a forma como passa a mensagem. As suas características: ser global, descentralizada, massificada e interativa, impulsionam a forma de passar a mensagem, contribuindo para a sua instantaneidade!
Nesta situação, o conteúdo viralizou. A existência de uma conectividade instantânea, a interatividade e o compartilhamento e também a amplificação por influenciadores podem ter sido são fatores importantes para a rapidez na disseminação deste conteúdo.
O eWOM pode transformar mensagem locais em conteúdos supervirais e que percorrem todo o mundo, numa questão de horas.
O que acham desta rapidez e facilidade na circulação da informação produzida pelo utilizador? Será benéfico ou assustador?
Fontes:
https://sicnoticias.pt/pais/2024-05-22-o-video-viral-do-meteoro-gravado-por-uma-jovem-portuguesa--e-que-ate-will-smith-ja-partilhou--21b36b9b
https://www.publico.pt/2024/05/19/ciencia/noticia/bola-luz-atravessou-portugal-noite-2091012
https://www.novagente.pt/will-smith-deslumbrado-com-video-de-meteoro-em-portugal-incrivel
https://www.instagram.com/willsmith/reels/