sábado, 22 de março de 2025

Afinal, o Ice Tea de Pêssego da Lipton vai ser descontinuado ou não?

A marca Lipton anunciou recentemente nas suas redes sociais que o seu icónico sabor de Ice Tea de Pêssego seria descontinuado, mantendo apenas os sabores de Manga e Limão. A publicação intitulada "Rest In Peach" informava que o sabor seria descontinuado, mas deixava em aberto a possibilidade de um regresso futuro.


Após o grande anúncio da Lipton a reação dos seus seguidores não poderia ter sido mais previsível: caos, desespero e fãs inconformados a lamentar a perda do seu adorado Ice Tea de Pêssego. “Como ousa uma marca tocar no sagrado néctar das tardes de verão?”



Mas, surpresa das surpresas, era tudo uma brincadeira! Afinal, o Ice Tea de Pêssego não estava a caminho da extinção. Numa publicação digna de uma telenovela, a Lipton regressou às redes sociais para tranquilizar os fãs em choque: “Calma, pessoal! O pêssego continua vivo e bem fresquinho.” 

“Quem diria que um chá gelado poderia causar uma montanha-russa emocional?”


Ups, parece que alguém na Lipton se adiantou no calendário. “Ainda estamos em março? Baralhámo-nos nas datas!” A Lipton anunciou numa publicação que não esclarecia se tudo isto era uma jogada de marketing genial ou apenas um erro embaraçoso. O que é certo é que, por algumas horas, a internet acreditou que o mítico Ice Tea de Pêssego estava condenado ao esquecimento. 

A confusão instalou-se, mas, para dar a volta à situação, a Lipton esclareceu que tudo isto era suposto acontecer apenas no Dia das Mentiras e que alguém, antes do tempo, clicou no botão “publicar”. E pronto, o estrago estava feito. No seu comunicado oficial, a marca garantiu que “esta publicação faz parte de uma campanha global alusiva ao Dia das Mentiras e que “o sabor de pêssego está para ficar”, “e ainda bem”.

Agora, fica a questão: foi uma jogada de mestre ou um tiro no pé? Se a intenção era gerar buzz, conseguiram. Mas será que vale a pena brincar com as emoções dos consumidores, ainda por cima quando se trata do sabor favorito de muitos? No fim, a lição parece clara: há sustos que vendem, mas também há sustos que só dão sede… e vontade de procurar uma marca menos brincalhona.


Fontes: https://marketeer.sapo.pt/afinal-era-tudo-mentira-ice-tea-de-pessego-nao-vai-acabar-e-acao-esta-a-enfurecer-clientes/

https://www.noticiasaominuto.com/economia/2750016/ups-ainda-estamos-em-marco-afinal-nao-e-o-fim-do-ice-tea-de-pessego

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-o-ice-tea-de-pessego-brincar-com-tirar-um-produto-do-mercado-beneficia-ou-prejudica-a-marca

2 comentários:

  1. Este momento foi top! Acredito que, ao admitir um possível erro devido à troca de datas, a marca está a transmitir uma imagem mais humanizada. Já vimos casos semelhantes, como o da Oreo, que anunciou o fim da distribuição em Portugal e, posteriormente, confirmou que se tratava apenas de uma nova receita com mais cacau. Post top!"

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  2. Bom post André! Ao lê-lo também me lembrei automaticamente do caso da Oreo que aconteceu o ano passado, como referiu o João, o que me fez questionar até que ponto esta estratégia continua a ser credível. Efetivamente a forma como a Lipton reagiu e respondeu à situação destacou-se, tendo conseguido “humanizar” a marca. Mas sabendo que os consumidores estão cada vez mais atentos e informados, será que a repetição de uma estratégia de forma evidente e repetitiva não cairá em descrédito?

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