domingo, 6 de abril de 2025

Snoopy, Lavanda e Redes Sociais

A Starbucks tem uma nova companha que está a ganhar popularidade nas plataformas digitais. De forma a comemorar o início da primavera, a Starbucks lançou uma nova linha de bebidas com infusão de lavanda. Das mais recentes novidades, destacam-se o Lavender Velvet Latte, Iced Lavender Velvet Latte, Iced Lavender Matcha Latte e o Lavender Cream Frappuccino.

 

Na promoção desta campanha, a Starbucks publicou diversos posts temáticos e visualmente apelativos. No entanto, há um que está a dar que falar. Na compra de uma bebida Iced Lavanda, tamanho Grande ou Venti, a Starbucks oferece um copo reutilizável da Peanuts. 

Para contextualizar, a Peanuts é a colaboração mais recente entre a Starbucks e Peanuts que celebram os 75 anos da personagem Joe Kind Snoopy. Sendo exclusiva da Starbucks, esta personagem é um símbolo de amizade, felicidade e gentileza. Neste sentido, para celebrar este aniversário, a Starbucks lançou uma coleção limitada de bebidas e produtos. Esta colaboração reforça o compromisso da Starbucks em impactar positivamente as comunidades que serve, incentivado os clientes a conectarem-se através de simple acts of kindness.

O copo, com um design atrativo, é ideal não só para os fãs do desenho animado, como para os consumidores que procuram hábitos de consumo mais sustentáveis. 

Mesmo assim, se não descobrimos esta campanha através do post oficial da marca, descobrimos pelos diversos vídeos e imagens publicadas pelos próprios consumidores. Esta promoção ficou viral nas plataformas digitais, com principal destaque nos stories e reels do Instagram, assim como no TikTok. Os consumidores partilharam a sua experiência na loja, elogiando a estética do copo e fazendo uma review da bebida. 

Os criadores de conteúdo também já aderiram à tendência e deram mais visibilidade à campanha. Este é um exemplo concreto de user generated marketing nas plataformas digitais, caracterizado pela sua autenticidade, e efeito de rede. Associado a isto, assistimos a diversos consumidores que, mesmo não apreciando a nova linha de bebidas, adquiriram o produto para conseguir o copo exclusivo da promoção. 



O marketing visual desenvolvido pela Starbucks foi um dos principais fatores para o sucesso da campanha. Este lançamento realça não só a criatividade da marca, como o seu compromisso em promover a sustentabilidade e engagement com os clientes. A Starbucks soube unir nostalgia, estética e sustentabilidade numa só campanha de grande sucesso. E tu, já adquiriste o teu copo?

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