sexta-feira, 26 de março de 2010

Excelente exemplo de Marketing Viral


A T- Mobile, uma das principais operadoras de telemóveis da Europa, no final do mês de Abril de 2009, através de SMSs, Twitter, Facebook e deste vídeo, fez um convite às pessoas para estarem em Trafalgar Square (Londres), no dia 30/4/2009, às 18:00.

O resultado foi este:


13.500 pessoas foram a praça, um dos pontos turísticos de Londres. Ao chegarem as pessoas recebiam um microfone sem fio e de repente a música “Hey Jude”, dos Beatles, começou a tocar nos altifalantes e sua letra a passar em um grande ecrâ. Surgiu então um enorme karaoke de 13.500 vozes. Conforme as pessoas iam aparecendo no ecrã, os seus microfones ganhavam destaque e suas vozes ecoavam para todos os presentes.

Uma óptima divulgação da marca T-Mobile.

3 comentários:

  1. Olá,

    De facto ao ver estes videos, ficamos sem palavras, pois o poder da comunicação hoje é inimaginável. As pessoas mobilizam-se e aderem a causas e aos desafios das marcas, de uma forma nunca antes vista, juntando-se lado a lado diferentes credos, idades e etnias.

    O que me leva a pensar que as marcas poderão mobilizar as pessoas para causas mais nobres, que não apenas as "causas da marca" - para a solidariedade, para a paz e para o equilibrio do mundo.

    Lembro-me da mobilização que se sentiu em Portugal pela causa Timorense. Aqui foi o empenho de muitos anónimos que com velas e camisolas brancas e mais uma vez os meios de comunicação chamaram o Mundo para a necessidade de justiça para com esse povo irmão.

    Mas mais uma vez também aqui temos a outra face da moeda. Se por um lado também podemos ser mobilizados para o outro lado - para a guerra ou a xenofobia, por outro esta massa de anónimos que quer participar e dar voz aos seus sentimentos pode fartar-se de cantar, dançar, ou ...! O que nos deixa a nostalgia de que poderiamos ter usado estas novas formas de comunicar de uma outra maneira.

    Obrigada, pelo video.

    Dina Cunha

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  2. bem, todos os fim-de-semanas dou um salto ao nosso blog para estar a par das novidades que mais colegas meus me proporcionam. Julgo que este post e principalmente os videos estão muito bem conseguidos e demonstra muito bem o quao as pessoas se conseguem ligar a uma causa desde que realmente haja algo de inovador, ou que haja uma coisa entusiasmante.
    Algo parecido como aquilo que visualizamos no video, são poderá ser o caso de uma selecção entrar em campo para um grande jogo, tal e qual a final do Euro 2004. Então todos se levantam para cantar o hino.
    Aquilo que quero transmitir é que é possível criar impacto com pequenas coisas como dar um micro a td e po-los a cantar numa Trafalgar square!

    Tal e qual foi referido na aula, a Internet e as novas ferramentas de que dispomos possibilitam a junção de duas coisa: o intuito de passar uma pessoa e a capacidade de proporcionar entretenimento.

    Obg por teres colocado estes vídeos, diverti-me a vê-los

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  3. Curiosamente, a Flash Mob do programa da Oprah foi também organizada pela equipa responsável pelas flash mobs da T-Mobile e da Evian e pelo seu director, Michael Gracey.
    O trabalho de bastidores e os passos da coreografia desta Kickoff Party podem ser visualizados em:
    http://www.oprah.com/oprahshow/Learn-Oprahs-Flash-Mob-Dance-Steps
    http://www.oprah.com/oprahshow/The-Making-of-Oprahs-Flash-Mob-Dance-Video

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