Sim, os consumidores têm megafones digitais. E acesso à "customização em massa". Mais poder? As marcas já não detêm o controlo? Talvez. Ou não.
A propósito dos últimos e muito interessantes posts e comentários colocados no blogue, venho propôr a todos uma sondagem sobre o tema, disponível na barra lateral. Podem começar a votar!
Embora já tenha votado, deixo a opinião de que o consumidor actual é, efectivamente, mais poderoso. Um estudo realizado nos EUA pelo Pew Internet & American Life Project e pelo Project for Excellence i Journalism, acerca de como o público recorre à informação, revelou que 28% dos utilizadores customizam a sua homepage de modo a receberem notícias das suas fontes de informação favoritas. 40% referiram que é muito importante customizar a informação do seu website de preferência e 36% vêem enorme vantagem em manipular e personalizar conteúdos como gráficos, mapas ou quizes. Se isto não é poder...
ResponderEliminarCreio que é indiscutível que a internet, pela facilidade de acesso a mais informação e por todo um conjunto de barreiras que vão sendo eliminadas, deram poder ao consumidor. Mas será que não pagamos com liberdade esse preço? Temos um IP ou um “cartão de identificação”? As empresas sabem quando acedemos ao seu website, o que andamos a pesquisar, quanto tempo estivemos em cada página, que downloads fizemos. Quando recebemos uma simples newsletter, sabem a que horas abrimos o email, que partes consultamos, para quem a reencaminhamos. O que é que privilegiaremos no futuro? Mais poder ou mais liberdade?
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