terça-feira, 27 de abril de 2010

O que é que as Mulheres e os Homens andam a fazer no Facebook?

What Men And Women Are Doing On Facebook

Jenna Goudreau

As mulheres usam as ferramentas das redes sociais para estabelecer redes, enquanto que os homens usam-nas para elevar o seu status.

O Facebook é a maior rede social do mundo e é dominada por mulheres.
De acordo com BrianSolis.com e Google, 57% dos 400 milhões de membros do Facebook são mulheres e esta rede social atrai mais 46 milhões de visitantes mulheres e do que visitantes homens por mês. As mulheres são também mais activas.

A COO Sheryl Sandberg refere que as mulheres têm mais 8% amigas/os e participam mais 62% na partilha, concluindo ainda que "o mundo social é liderado pelas mulheres".

Onde é que as mulheres criam redes sociais?
As mulheres são a maioria das/os utilizadoras/es dos maiores sites de redes sociais, incluindo o Twitter, MySpace, Bebo e Flickr, enquanto que os homens são mais activos em sites como Digg, Youtube e LinkedIn, que têm uma orientação mais vocacionada para a promoção do que para a discussão/debate.
Para além de visitarem sites diferentes dos homens, as mulheres usam as redes sociais de forma diferente.

As/os Peritas/os acreditam que a diferença na forma como mulheres e homens operam online espelha as suas motivações offline. Enquanto que as mulheres usam as redes sociais para se relacionarem e partilharem itens das suas vidas pessoais, os homens usam-se como meios para reunir informações e para aumentar o seu status.

Sherry Perlmutter Bowen (Professora de Género e Comunicação na Universidade de Villanova na Pensilvânia) refere que os homens usam as redes sociais para reunir informação e para se tornarem mais influentes; "vejo os homens a espalhar a sua sabedoria e a usar as redes sociais para vender, competir e para ascender".


5 comentários:

  1. É a velha história...os marcianos centram-se no resultado e as venusianas centram-se no processo...:)

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  2. The marketer should pay attention to customer's different media communication channel . for example, Salsa jeans, which is a Portuguese company in the field of clothing, attracts more women customer by using Facebook.

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  3. De facto penso que ainda não está completamente estudado o impacto da publicidade on-line através das redes sociais.

    O que nos move nas redes sociais? Talvez não seja a publicidade, mas um espaço de troca e partilha. Não será esta publicidade intrometida? e acabe por cansar o "consumidor". É o efeito pernicioso, que tantas vezes já falamos na nossa aula de Web Marketing.

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  4. Segundo um estudo realizado pelo site de comércio electrónico Retrevo, 48% dos pais norte-americanos são amigos dos filhos no Facebook.

    Os pais admitem que não é fácil acompanhar o ritmo com que os mais jovens actualizam os seus perfis, mas reconhecem que, mesmo assim, vale a pena partilhar este espaço virtual.

    É um estudo interessante e que mostra um outro lado da utilidade (ou não) das redes sociais.

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  5. Ana, em complemento ao que disse, acredito que essa postura dos pais em tornarem-se amigos dos seus filhos no espaço virtual tem muito haver com a 'reaproximação' na relação familiar e ainda em zelar pela segurança dos miudos! Afinal, a internet e tudo o mais tem muitos lados positivos e interessantes, por outro, tem que se estar atento, a praticamente tudo!

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