A oferta de emprego até aqui acessível apenas, nos portais especializados, passou estar disponível nas redes sociais.
Este mesmo estudo aponta que, no caso do mercado espanhol, a procura de emprego nos portais de emprego baixou 12,3%.
Os mais cépticos apontam o descrédito nas ofertas de emprego colocadas nas plataformas, contudo, alguns analistas apontam que há de facto um aumento de procura de emprego nas redes sociais.
"Acima de qualquer vantagem, o truque consiste na multiplicação de contactos."
Será este o futuro?
Fonte: Jornal de Negócios (2010.05.19)
Antecipando o futuro...
ResponderEliminarDurante o mês de Março passado, a Optimus desenvolveu um processo de recrutamento que decorreu em exclusivo na sua página do Facebook.
A iniciativa foi inspirada em algumas experiências já promovidas noutros países e foi a primeira do género em Portugal. Dizem os especialistas que este tipo de plataformas é a melhor das montras para a real avaliação do perfil do candidato.
Para participar neste processo de recrutamento, o candidato deveria ser fã da Optimus no Facebook e aceder à página da operadora nesta rede social. Aí encontrava uma hiperligação permanente para uma página de detalhe, onde se encontrava disponível a oferta de emprego para a categoria de Trainee e os requisitos para o desempenho da função.
Os interessados tiveram depois de fazer o upload do seu currículo, podendo (e devendo) usar as várias ferramentas que a rede social oferece, nomeadamente vídeos. Numa segunda fase, para quem sobreviver ao "filtro" do CV, foi realizada uma entrevista.
Findo o processo, o candidato seleccionado foi anunciado também na página Optimus no Facebook.
Press release em
http://www.optimus.pt/Empresas/sobreaoptimus/pressreleases/2010/03/01/027DAAFD-CB96-4ED1-8372-CC505C68424C
Anúncio no Facebook em
http://www.facebook.com/note.php?note_id=332256641497&id=67816192249&ref=nf