sábado, 26 de junho de 2010

Facebook pode chegar aos mil milhões de utilizadores


Mark Zuckerberg foi eleito personalidade de media do ano nos Cannes Lions e esteve ontem no festival rodeado de publicitários e marketeers para explicar o negócio em torno do Facebook. Os números impressionam. Só no último mês a rede social registou um acesso superior a 500 milhões de utilizadores mas, como referiu o fundador da rede social, poderá atingir os mil milhões de utilizadores.

E por onde poderá crescer a influência do Facebook? Zuckerberg mencionou que os jogos sociais estão a revolucionar a plataforma e são, em parte, responsáveis pelo seu crescimento. Apontou até para o exemplo da Apple com o iPhone ou iPad, onde a proliferação e venda de apps desta categoria é muito elevada. Zuckerberg identificou quatro países estratégicos onde o Facebook não é a rede social dominante: Japão, Rússia, China e Coreia do Sul mas deixou a nota que, segundo as estatísticas de utilização, dentro de seis meses a um ano essa realidade poderá ser diferente. Inquirido a propósito do último rumor sobre o Facebook – o serviço Locations que permite ao utilizador partilhar a sua localização – Zuckerberg referiu apenas que é algo em que estão a trabalhar mas que ainda não está no ponto pretendido para servir as necessidades das pessoas.


Porquê o prémio de personalidade do ano

A Media Person of the Year, ou prémio de personalidade de media do ano, presta tributo à personalidade que exibiu mais proeminência na indústria no ano que passou. Este prémio começou a ser atribuído no festival em 1999 em simultâneo com a abertura da categoria de media. Este prémio tem como objectivo destacar o papel dos responsáveis pela divulgação de media, cujas plataformas influenciam o futuro da industria da publicidade. Ao contrário do que acontece nas outras categorias de prémios, a pessoa galardoada é escolhida pelos organizadores do festival. O troféu foi entregue durante a cerimónia que também premiou as categorias de imprensa, design e cyber. Outros vencedores deste prémio incluem nomes sonantes como Steve Ballmer, Jean Claude Decaux e Silvio Berlusconi.


Fonte: Meios & Publicidade (24.06.10)

2 comentários:

  1. Após alguns trabalhos sobre a temática das Redes Sociais, de ler este “post”, de atentar a outros comments deste Blogue e de assistir a fenómenos sociais como a eleição do Youtube como “Personalidade do Ano (2006)”, para a revista Time ou, como aqui noticiado - “Mark Zuckerberg foi eleito personalidade de media do ano nos Cannes Lions” - entre outros exemplos possíveis, faz-me ter certeza de que as pessoas incrementaram e adoptaram as Redes Sociais (das mais variadas géneses), como algo essencial à sua rotina e, em muitos casos, ao seu bem-estar. A par da dimensão desta(s) ocorrência(s), impressiona-me a “abolição de fronteiras” e, a comunicação global e instantânea, que se agregaram num único e poderoso veículo de comunicação.
    Desde meados de 1997 (surgimento oficial das primeiras Redes Sociais e respectivos formatos [blog, inclusive]) que a inovação, neste domínio, tem sido uma constante e, actualmente, já ninguém pensa da mesma forma sobre quaisquer novidades, novos produtos, aplicações e/ou conhecimentos adquiridos sobre qualquer Pessoa, Lugar ou Acontecimento, isto porque, através destes Mundos Interactivos, a Vida de todo/as Nós ganhou esta faceta comum e corrente de estar em todo o lado, a qualquer momento, vivendo e habitando o local que quisermos, com quem e quando queremos, fazendo, dizendo e pensando o que mais desejamos.
    Esta “fuga” à vida social e a sua evolução questionarão a positividade do “amanhã”, ou, pelo contrário, alumiarão o trilho certo para afastar “distâncias Históricas”, “memórias frias”, quiçá, unindo todas estas barreiras?
    Agora, abrirei a minha conta do Facebook; já volto...

    Élio Fonseca

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  2. Parece-me um prémio bem merecido! Que outra pessoa terá tido igual influência nos media?

    Em relação aos números que indicam os países onde a rede social não é dominante, uma amiga minha chinesa esteve durante uns tempos sem me contactar porque o Governo tinha proibído o Facebook! A tendência será, sem dúvida, para estes números dispararem, faz parte do próprio processo de Globalização, todos os cantos do mundo se unem cada vez mais e o Facebook acaba por ser dos pontos de encontro mais escolhidos para tomar um café e contar novidades.

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