O segundo exemplo que trago a esta área de discussão prende-se com um acontecimento recente da vida da nossa Faculdade: as eleições para a Associação de Estudantes, a AEFEP.
Pela primeira vez, todas as listas apostaram em lançar-se na internet, em particular nas redes sociais. Deixo aqui dois exemplos, ainda disponíveis em linha: a Lista V (que acabou por vencer com 63% dos votos), em www.votav.com, e a Lista X, em www.listaxfep.com.
Ambas as listas utilizaram o Facebook para reunir os seus apoiantes, apresentar os seus programas e a sua equipa, no seguimento daquilo que é a tendência actual das campanhas políticas em todo o mundo. Temos o exemplo paradigmático das últimas presidenciais dos EUA, mas em Webmarketing tivemos oportunidade de conhecer o caso de Júlia Paula Costa (então candidata e actual Presidente da CM Caminha), exemplarmente apresentado pelas nossas colegas.
A utilização das tecnologias de comunicação e das redes sociais serviu para trazer mais envolvimento e transparência à eleição. A Lista V, por exemplo, aproveitou a sua presença no Facebook para colocar fotografias dos alunos à volta do seu símbolo, o V, colocado no átrio da Faculdade. Desta maneira, todos podiam demonstrar o seu apoio à lista publicamente.
A título de curiosidade, é interessante apontar que a matemática eleitoral não correspondeu à matemática da rede: o número de amigos de cada lista não teve qualquer relação com o seu número de votos nas urnas. O indicador estava subavaliado no caso da Lista V e sobreavaliado para a Lista X.
Este é mais um exemplo de como as estratégias de Webmarketing se disseminaram pelos mais diferentes meios, e, mais que isso, que o Webmarketing não está só presente em grandes marcas e em grandes eventos, mas que, por outro lado, está muito próximo de nós. Nestes dois casos que pude expor, percebe-se como a comunidade da FEP abraçou o conceito com sucesso.
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